Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Pandemia e contextos criativos: interlocuções e tecnologias comunicacionais de populações vulneráveis no Distrito Federal
Aline Guio Cavaca, Webert da Cruz Elias, Ruan Italo de Araujo, Andressa Bruna Rodrigues Santos, Isabella Moura de Oliveira, Inesita Soares de Araújo, Márcia Rodrigues Lisboa

Última alteração: 2021-12-20

Resumo


No cenário da pandemia de Covid-19, a comunicação e a educação em saúde revelam-se centrais no enfrentamento junto às comunidades. Entretanto, percebe-se poucas estratégias educacionais e participativas contextualizadas para públicos específicos, tais como as populações vulnerabilizadas.  A presente pesquisa está referida ao núcleo do Distrito Federal (DF) da investigação multicêntrica  “Pandemia e contextos criativos: cartografia de tecnologias e arranjos de informação e comunicação de populações negligenciadas para enfrentamento da Covid-19”, coordenada pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do ICICT (Laces) e financiado pelo edital Encomendas Estratégicas - Inova Covid-19 –Geração de Conhecimento, da Fundação Oswaldo Cruz.

No DF, a unidade da federação mais desigual do país, foi evidenciada a existência dessas estratégias comunicacionais próprias das comunidades periféricas, numa série de oficinas com comunicadores populares, organizadas pela Fiocruz-Brasília, em 2020. Este trabalho objetivou produzir conhecimento sobre tecnologias informacionais e comunicacionais de populações vulnerabilizadas no território do Distrito Federal no contexto do enfrentamento da pandemia do Covid-19.

Trata-se de uma pesquisa transversal qualitativa, orientada por cinco etapas, comuns aos cinco núcleos regionais da pesquisa: 1) Identificação das experiências, por meio de mapeamento pela internet dos grupos comunitários; 2) Caracterização das tecnologias e atores sociais; 3) Compreensão das perspectivas e ressignificações, por meio de entrevista virtual com atores-chave, transcrição e análise de conteúdo do material empírico; 4) Apresentação dos resultados às lideranças para validação, em sessão coletiva virtual por núcleo e 5) elaboração colaborativa de material audiovisual digital juntamente com as comunidades.

Inicialmente, foram mapeadas pela internet 14 iniciativas no DF, relacionadas a atividades comunitárias e periféricas, que tinham algum componente comunicacional sobre Covid-19 direcionado à comunidade em suas práticas. Após uma primeira análise, foram selecionadas dez experiências. As respectivas lideranças foram contatadas e entrevistadas, compondo o panorama das principais tecnologias comunicacionais a seguir:

  • Território Cultural Mercado Sul , Taguatinga (DF) : “boca a boca” e as histórias e vida dos moradores foram acionadas como tecnologias comunicacionais.
  • Coletivo Nós por Nós , Cidade Ocidental (GO): articulação em rede.
  • Casa Akotirene , Ceilândia (DF): comunicação orgânica e presencial.
  • RUAS , Ceilândia (DF): pack de cards estratégicos.
  • Distrito Drag, Brasília (DF): Advocacy como estratégia de atuação junto às comunidades.
  • Portal Canário, Brasília (DF): tecnologias digitais.
  • No Setor, Brasília (DF): equipamentos territoriais como instrumentos de comunicação.
  • Diário de Ceilândia, Ceilândia (DF). Jornal comunitário independente e digital.
  • Guardiões da Saúde, Brasília (DF). Software em formato de aplicativo.
  • Instituto Barba na Rua, Brasília (DF). Rede de solidariedade e TV comunitária.
Os resultados evidenciaram que as principais tecnologias comunicacionais utilizadas pelas iniciativas estudadas diziam respeito às realidades locais em que estavam inseridas, respeitando as características e representatividades de suas comunidades.  Em síntese, podemos concluir que é imprescindível a criação de processos de escuta, diálogo, participação social e produção em conjunto de informações em saúde que sejam reconhecidas como legítimas pelo público a que se destinam.