Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2021-12-20
Resumo
No cenário da pandemia de Covid-19, a comunicação e a educação em saúde revelam-se centrais no enfrentamento junto às comunidades. Entretanto, percebe-se poucas estratégias educacionais e participativas contextualizadas para públicos específicos, tais como as populações vulnerabilizadas. A presente pesquisa está referida ao núcleo do Distrito Federal (DF) da investigação multicêntrica “Pandemia e contextos criativos: cartografia de tecnologias e arranjos de informação e comunicação de populações negligenciadas para enfrentamento da Covid-19”, coordenada pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do ICICT (Laces) e financiado pelo edital Encomendas Estratégicas - Inova Covid-19 –Geração de Conhecimento, da Fundação Oswaldo Cruz.
No DF, a unidade da federação mais desigual do país, foi evidenciada a existência dessas estratégias comunicacionais próprias das comunidades periféricas, numa série de oficinas com comunicadores populares, organizadas pela Fiocruz-Brasília, em 2020. Este trabalho objetivou produzir conhecimento sobre tecnologias informacionais e comunicacionais de populações vulnerabilizadas no território do Distrito Federal no contexto do enfrentamento da pandemia do Covid-19.
Trata-se de uma pesquisa transversal qualitativa, orientada por cinco etapas, comuns aos cinco núcleos regionais da pesquisa: 1) Identificação das experiências, por meio de mapeamento pela internet dos grupos comunitários; 2) Caracterização das tecnologias e atores sociais; 3) Compreensão das perspectivas e ressignificações, por meio de entrevista virtual com atores-chave, transcrição e análise de conteúdo do material empírico; 4) Apresentação dos resultados às lideranças para validação, em sessão coletiva virtual por núcleo e 5) elaboração colaborativa de material audiovisual digital juntamente com as comunidades.
Inicialmente, foram mapeadas pela internet 14 iniciativas no DF, relacionadas a atividades comunitárias e periféricas, que tinham algum componente comunicacional sobre Covid-19 direcionado à comunidade em suas práticas. Após uma primeira análise, foram selecionadas dez experiências. As respectivas lideranças foram contatadas e entrevistadas, compondo o panorama das principais tecnologias comunicacionais a seguir:
- Território Cultural Mercado Sul , Taguatinga (DF) : “boca a boca” e as histórias e vida dos moradores foram acionadas como tecnologias comunicacionais.
- Coletivo Nós por Nós , Cidade Ocidental (GO): articulação em rede.
- Casa Akotirene , Ceilândia (DF): comunicação orgânica e presencial.
- RUAS , Ceilândia (DF): pack de cards estratégicos.
- Distrito Drag, Brasília (DF): Advocacy como estratégia de atuação junto às comunidades.
- Portal Canário, Brasília (DF): tecnologias digitais.
- No Setor, Brasília (DF): equipamentos territoriais como instrumentos de comunicação.
- Diário de Ceilândia, Ceilândia (DF). Jornal comunitário independente e digital.
- Guardiões da Saúde, Brasília (DF). Software em formato de aplicativo.
- Instituto Barba na Rua, Brasília (DF). Rede de solidariedade e TV comunitária.