Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Comissão Permanente UFRJ-Macaé Acessível e Inclusiva: Elaboração do vocabulário de termos e atitudes voltado a inclusão da pessoa com deficiência em um Centro Universitário
Uliana Pontes, Rosangela Ribeiro Magnani Diogo, Inês Leoneza de Souza, Cherrine Kelse Pires, Jane de Carlos Santana Capelli, Adriana Bispo Alvarez, Valéria Nunes Belmonte, Filipe Cavalcanti da Silva

Última alteração: 2021-12-21

Resumo


Introdução: A Comissão Permanente UFRJ-Macaé́ Acessível e Inclusiva (CPAI) é uma instância consultiva, vinculada a Decania do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé). Ela foi criada em 2017 tendo como objetivo principal de acolher os ingressantes com deficiência aos cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em Macaé, pela Lei no 13.409/2016, conhecida como Lei de Cotas, uma modalidade emergencial das Políticas de Ação Afirmativa visando diminuir os hiatos no campo da educação inclusiva. Em seus cinco anos de existência, a CPAI ampliou seus objetivos e mesmo com a pandemia da COVID-19 se manteve atuante no atendimento/acolhimento ao estudante com deficiência. Objetivo: Apresentar o vocabulário sobre termos e atitudes inclusivas voltado ao corpo social da UFRJ, elaborado no período da pandemia da COVID-19. Métodos: O vocabulário de termos e atitudes inclusivas foi elaborado no mês de julho de 2021 pelos membros da CPAI (docentes, técnicos e discentes do CM UFRJ-Macaé). A primeira versão foi enviada por e-mail pela presidente da CPAI (gestão 2021-2023) aos membros, que fizeram a leitura e deram contribuições ao material. Um dos membros formatou como e-book, fez a diagramação e a arte final do vocabulário no Canva. O material final, aprovado por todos os membros, foi enviado à biblioteca para a elaboração da ficha catalográfica. O vocabulário levou cerca de duas semanas para ser finalizado. Resultados: O vocabulário foi intitulado “Vocabulário e Atitudes Inclusivas: guia rápido dos principais termos e expressões adequadas no campo da deficiência”, e apresentou os seguintes tópicos: Apresentação; Vocabulário: principais termos e expressões; Atitudes positivas no campo da deficiência; Atitudes como...; Bibliografia. Ao todo, o material apresentou 12 páginas e duas ilustrações, além dos nomes dos membros da CPAI, o e-mail de contato e o endereço da página do Instagram nas redes sociais. O material foi apresentado em reunião ordinária do Conselho Deliberativo do CM UFRJ-Macaé, divulgado entre os cursos de graduação e, com o apoio da Decania do CM UFRJ-Macaé, disponibilizado gratuitamente no site oficial da instituição. A elaboração do vocabulário teve a participação do todos os membros da comissão, ocorreu de forma exitosa e tempo hábil. Conclusão: A proposta de construção do vocabulário surgiu da necessidade de aproximar o corpo social aos termos atuais mais utilizados no campo da pessoa com deficiência, e tornar o CM UFRJ-Macaé mais inclusivo, bem como refletir sobre direitos humanos e garantir a permanência e inclusão desse grupo na universidade.

Palavras-chave: pessoa com deficiência; inclusão; ensino superior.