Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2021-12-21
Resumo
Introdução: A Comissão Permanente UFRJ-Macaé́ Acessível e Inclusiva (CPAI) é uma instância consultiva, vinculada a Decania do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé). Ela foi criada em 2017 tendo como objetivo principal de acolher os ingressantes com deficiência aos cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em Macaé, pela Lei no 13.409/2016, conhecida como Lei de Cotas, uma modalidade emergencial das Políticas de Ação Afirmativa visando diminuir os hiatos no campo da educação inclusiva. Em seus cinco anos de existência, a CPAI ampliou seus objetivos e mesmo com a pandemia da COVID-19 se manteve atuante no atendimento/acolhimento ao estudante com deficiência. Objetivo: Apresentar o vocabulário sobre termos e atitudes inclusivas voltado ao corpo social da UFRJ, elaborado no período da pandemia da COVID-19. Métodos: O vocabulário de termos e atitudes inclusivas foi elaborado no mês de julho de 2021 pelos membros da CPAI (docentes, técnicos e discentes do CM UFRJ-Macaé). A primeira versão foi enviada por e-mail pela presidente da CPAI (gestão 2021-2023) aos membros, que fizeram a leitura e deram contribuições ao material. Um dos membros formatou como e-book, fez a diagramação e a arte final do vocabulário no Canva. O material final, aprovado por todos os membros, foi enviado à biblioteca para a elaboração da ficha catalográfica. O vocabulário levou cerca de duas semanas para ser finalizado. Resultados: O vocabulário foi intitulado “Vocabulário e Atitudes Inclusivas: guia rápido dos principais termos e expressões adequadas no campo da deficiência”, e apresentou os seguintes tópicos: Apresentação; Vocabulário: principais termos e expressões; Atitudes positivas no campo da deficiência; Atitudes como...; Bibliografia. Ao todo, o material apresentou 12 páginas e duas ilustrações, além dos nomes dos membros da CPAI, o e-mail de contato e o endereço da página do Instagram nas redes sociais. O material foi apresentado em reunião ordinária do Conselho Deliberativo do CM UFRJ-Macaé, divulgado entre os cursos de graduação e, com o apoio da Decania do CM UFRJ-Macaé, disponibilizado gratuitamente no site oficial da instituição. A elaboração do vocabulário teve a participação do todos os membros da comissão, ocorreu de forma exitosa e tempo hábil. Conclusão: A proposta de construção do vocabulário surgiu da necessidade de aproximar o corpo social aos termos atuais mais utilizados no campo da pessoa com deficiência, e tornar o CM UFRJ-Macaé mais inclusivo, bem como refletir sobre direitos humanos e garantir a permanência e inclusão desse grupo na universidade.
Palavras-chave: pessoa com deficiência; inclusão; ensino superior.