Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO ATIVADOR DE MUDANÇAS NA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ADRIANE DAS NEVES SILVA, SAMUEL PEREIRA PINTO

Última alteração: 2021-12-21

Resumo


Apresentação: O tema abordado é o uso das metodologias ativas nas propostas de ativação de mudanças, a partir da reflexão do cotidiano das aldeias e construção de propostas de intervenção. Objetivo: relatar as experiências vivenciadas durante um curso de formação em ativação de processos de mudança na formação superior em saúde com a utilização das metodologias ativas. Desenvolvimento: a necessidade de discutir as questões de formação pedagógica para profissionais de saúde, e analisar se esse processo atende a formação crítica e reflexiva necessária para ativar mudanças no cenário da saúde, possibilitou com a utilização de situações-problemas e relatos de prática a construção de novos olhares e construção de projetos de intervenção diante dos problemas encontrados no cotidiano das unidades de saúde. Um caderno de situações-problema direcionava a escolha do grupo, posteriormente era feito processamento da situação-problema escolhida. A primeira etapa consistia no levantamento dos principais problemas apresentados, seguindo a discussão e elaboração da questão de aprendizagem que seria respondida pelo grupo após busca teórico e construção da síntese individual dialogada. A escolha de um coordenador e relator pelo grupo direciona as principais ideias contidas nos textos. Após a busca na literatura e construção da síntese individual o grupo tutorial retorna para o compartilhamento das ideias, seguindo a etapa de construção da síntese coletiva. Uma outra atividade direcionada é a construção de relatos de prática, após a leitura e escolha do relato, o grupo tutorial realiza o mesmo processamento dos relatos, que vai desde a busca e construção individual até a construção coletiva. Resultados: o uso das metodologias ativas na formação de ativadores de mudança, possibilitou a construção de um novo perfil de profissional de saúde, capaz de reconhecer os problemas e de ativar mudanças em suas as aldeias a partir da construção de propostas de intervenção com uso da metodologia ativas, permitindo a troca de saberes e práticas a partir das vivências relatadas pelos participantes do curso em suas aldeias, estimulando a busca de intervenções. Considerações finais: a utilização das metodologias ativas de ensino e aprendizagem nas propostas de ativação de mudanças, tem proporcionado a reflexão e intervenção dos problemas encontrados no cotidiano das unidades de saúde, a partir do desenvolvimento de competências voltadas às propostas de ativação de mudança, contribuindo para mudanças nas práticas de ensino, atenção e gestão na saúde.