Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Nutricionistas, educação permanente e a integração ensino-serviço
Leiko Asakura, Risia Cristina Egito de Menezes, Thatiana Regina Fávaro, Ana Paula Grotti Clemente, Maria Alice Araujo Oliveira, Lucia Maria Acioli de Brito, Maria Amália Alencar Lima

Última alteração: 2021-12-19

Resumo


A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde orienta que o processo de educação dos trabalhadores da saúde se faça a partir da problematização do trabalho, na perspectiva de desenvolvimento de ações de ensino em serviço que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, apresenta-se como referência e instrumento de trabalho para todas as pessoas que, de alguma forma, se envolvem com a gestão da educação em saúde, além de docentes, discentes, trabalhadores de saúde e usuários do SUS e cidadãos em geral.

Trata-se de um relato de experiência, que consistiu na oferta de um curso de qualificação profissional para nutricionistas da rede municipal de Maceió de saúde e de ensino, cujo tema foi “Alimentação e Nutrição na Atenção Básica”. O curso foi planejado e executado por docentes (7) e discentes (15) da área de Nutrição em Saúde Pública, do curso de graduação em Nutrição (Faculdade de Nutrição – Universidade Federal de Alagoas), e colaboração de nutricionistas (9) da rede municipal de saúde, registrado na plataforma de eventos de extensão da UFAL, e ocorreu em quatro encontros, de fevereiro a abril de 2018. A Faculdade de Nutrição já vem desenvolvendo ações de educação permanente de forma a promover a aproximação ensino-serviço-comunidade e contribuir com a implementação das ações de alimentação e nutrição no município de Maceió, Alagoas. O curso de qualificação profissional teve o objetivo de elaborar um plano de ação para ser implantado ou implementado nos respectivos locais de trabalho para fortalecer as ações de alimentação e nutrição na atenção primária à saúde. Inscreveram-se 51 nutricionistas, pertencentes ao quadro técnico das unidades básicas de saúde, das unidades de referência e de atenção especializada, dos NASF, dos CAPS e do quadro de gestão das áreas de alimentação e nutrição, educação e promoção da saúde. Os temas trabalhados foram: Políticas públicas para orientar e fortalecer as ações de alimentação e nutrição; Gestão municipal das políticas de alimentação e nutrição e de promoção da saúde; Vigilância alimentar e nutricional; Diagnóstico situacional; Análise de dados do SISVAN, segundo fases do ciclo da vida e distritos sanitários; Matriciamento; Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS e a promoção da saúde; Incentivo financeiro para estruturação e implementação de ações de alimentação e nutrição; Segurança Alimentar e Nutricional e controle social. A partir de quatro eixos (população e território; recursos humanos, financeiros, materiais e estrutura física; intersetorialidade, equipes e articulação; práticas, trabalho e exercício profissional), o curso resultou na elaboração de estratégias (articulação com parceiros no território, incluindo trabalhadores da rede de educação; oficinas de matriciamento;  articulação com instituições de ensino) para fortalecer as ações de alimentação e nutrição e, acordou-se também, a formação de um grupo de nutricionistas voltado a discutir o processo de trabalho e a elaborar e implantar protocolos de atenção nutricional e de fluxo de atendimento. Esse curso mostrou-se uma importante estratégia para o trabalho em rede e para o fortalecimento da ações de alimentação e nutrição na APS.