Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Análise qualitativa da coleta SAPPA sob a formação acadêmica e humana dos pesquisadores
Hercules Lazaro Morais Campos, Kamila Araujo Vieira, Raquel Coelho de Andrade, Thaís Martins de Almeida Souza, Elisa Brosina de Leon

Última alteração: 2021-12-27

Resumo


  1. Apresentação

 

Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa e focal com entrevistadores de campo dentro da Atenção Primária em Manaus e na região metropolitana do Amazonas. Explorou-se a experiência humana e de formação profissional dos estudantes voluntários  durante a coleta de dados do estudo SAPPA voltado para usuários do SUS com diabetes do tipo 2, profissionais de saúde da atenção primária e gestores.

 

  1. Desenvolvimento _ Métodos

 

O estudo faz parte do projeto de pesquisa Estudo de Saúde em Atenção Primária para a População da Amazônia – SAPPA. Visando a contemplar o objetivo do estudo, realizou-se grupos focais com os participantes (entrevistadores durante a fase de coleta de dados do projeto em 8 municípios amazonenses) seguida de analise qualitativa dos dados.

Foram incluídos entrevistadores dos cursos de Enfermagem (n=13) e Fisioterapia (n=4), totalizando 17 participantes, dentre eles 12 mulheres com média de idade de 25,7±5,5 anos.

Os dados foram coletados entre 20 e 24 de julho de 2021. Realizou-se quatro entrevistas em grupos focais com os estudantes, sendo mediadas por um psicólogo. Os dados foram coletados utilizando uma abordagem de questionário estruturado. Os grupos focais foram entrevistados de forma online, utilizando o Google Meet, com as seguintes perguntas: 1- Quais são as motivações para participar da pesquisa? 2- Quais são as diferenças entre coletas realizadas nas áreas rurais e urbanas?; 3- Como foi a abordagem e adesão dos usuários?; 4- Qual é a sua percepção sobre a pesquisa na Atenção Primaria em Saúde, depois de ter participado da pesquisa?; 5- Como esta experiência contribuiu para sua formação profissional?.

As entrevistas foram armazenadas em formato de vídeo e foram transcritas e codificadas utilizando o software ATLAS.ti9®. O processo de análise foi dividido em quatro etapas. Na primeira etapa, as entrevistas foram transcritas. Na segunda etapa, foram identificados tópicos significativos, através das frases dos discursos dos participantes que foram catalogados em grupos de código. Na terceira etapa, os tópicos de cada grupo de códigos foram selecionados de acordo com os discursos mais indicados pelos participantes. Na quarta etapa, as citações mais apropriadas foram selecionadas para exemplificar os  códigos mais indicados pelos participantes.

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas aprovou este estudo (número: 4.318.325).

 

  1. Resultados

 

O procedimento de análise gerou 17 códigos, que foram dispostos em uma nuvem de palavras, destacando as palavras que foram mais mencionadas durante a entrevista, que foram: Contribuição para a vida profissional, Motivação, Boa adesão e Importância da pesquisa.

A contribuição para a vida profissional foi o ponto mais identificado nas respostas à pergunta:     "Como esta experiência contribuiu para sua formação profissional?". Os seguintes comentários podem ser destacados:

"Também para mim, houve muitas contribuições em várias áreas da minha vida. Acho que a primeira é a questão profissional, me tornou um profissional muito melhor, pelo menos para ter uma visão de serviço e tudo mais".

"Quando mudamos a maneira como encaramos qualquer situação em qualquer situação da vida, mudamos a maneira como agimos sobre isso, acho que a SAPPA trouxe um novo olhar aos Cuidados Primários em Saúde".

“"...contribuiu para este lado profissional, para ter este olhar holístico, para estar atento e também conhecer a realidade de cada pessoa, de cada usuário".

O código de motivação foi a segunda descoberta mais comum. Alguns relatórios podem ser destacados:

"...as reuniões, as viagens, as horas adicionais não foram mais a motivação principal, pelo menos para mim, especialmente quando entramos em contato direto com a pesquisa".

"Vemos de perto a situação de muitas pessoas, avaliando, pesquisando, entrando em sua história. Por isso, para mim isso também foi muito motivador".

O terceiro código que mais apontou os discursos dos participantes foi Boa adesão, como podemos analisar no discurso descrito abaixo:

"Eles estavam todos animados, conversando e eu estava ouvindo as histórias. E o tempo estava se esgotando, eu tinha que coletar o máximo possível". Assim, para mim, a adesão foi boa, e a recepção também foi muito boa".

Com relação ao quarto código, A importância da pesquisa, como podemos ver nas linhas abaixo:

"Eu também sabia que quando passamos por novas experiências, passamos por situações que são diferentes do que estamos acostumados, mudamos, e eu sabia que tinha muito a acrescentar na vida acadêmica também, tinha muito a acrescentar em minha vida em todas as áreas".

"Sempre estive muito na sala de aula, então a SAPPA me deu uma visão diferente, deixando a sala de aula e a zona de conforto, e quando tive a oportunidade de participar da SAPPA aprendi várias histórias, pude usar a teoria com a prática, como medir a pressão arterial que para muitos é algo considerado comum, mas aprendi com a SAPPA e ainda não a tinha praticado, além disso, não sabia nada sobre cuidados primários além da teoria, e a SAPPA me trouxe esta experiência".

 

  1. Considerações finais

 

Constatou-se o  conhecimento e a experiência de vida que os acadêmicos entrevistados adquiriram enquanto participavam da coleta de dados do SAPPA. Os participantes reconheceram a diferença entre teoria e a prática em saúde. A contribuição para a vida profissional e pessoal foi resultado de percepções que deixaram suas marcas em cada acadêmico, fazendo-os levar em conta que cada pessoa tem sua particularidade e que a tomada de decisão sobre o problema que apresenta deve ser baseada em uma análise completamente holística, considerando um todo.

Com a pesquisa, os estudantes adquiriram a capacidade de avaliar e perceber a importância da equipe multidisciplinar para promoção da saúde. Ao ter a oportunidade de vivenciar a realidade das comunidades visitadas, e ao perceber os principais sucessos e fracassos da promoção em Saúde Primária no Amazonas, o acadêmico produziu um olhar reflexivo sobre sua formação profissional e despertou o interesse em compreender melhor as políticas públicas e a gestão da saúde voltada para as comunidades da Amazônia.

Os desafios da realização de pesquisas voltadas para o cuidado primário da saúde no contexto da Amazônia são enormes e desafiadores, mas estas iniciativas existem e têm sido experimentadas por acadêmicos da área da saúde. Este estudo nos permitiu avaliar e compreender o quanto a experiência de coleta destes estudantes teve um impacto na formação acadêmica destinada ao SUS, na formação humana e técnica.