Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ATENÇÃO À PESSOA COM DOENÇAS CRÔNICAS SOBRE A ÓTICA DO TRABALHO INTERPROFISSIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
nadia Souza Moreira de alencar, Vanessa Alvarenga Crispim Pereira, lhaila Novaes

Última alteração: 2021-12-17

Resumo


Apresentação:

As doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por uma taxa de 5 a 9 vezes mais de morte prematura do que as doenças transmissíveis e taxas 10 e 5 vezes de mais incapacidade.

Com frequência, essas doenças levam à invalidez parcial ou total do indivíduo, com graves repercussões para o paciente, sua família e sociedade.


A organização Mundial de Saúde (OMS) e seus parceiros consideram a colaboração Interprofissional em Educação e prática como uma estratégia inovadora que desempenhará um papel importante na redução da crise mundial na força de trabalho em saúde.

Na produção do cuidado em saúde , não possuíamos ferramentas suficiente ,os recursos eram escassos ,para por em prática da forma que achávamos ideal ,mas precisávamos ousar a fazer o melhor e nos antecipar para poder intervir na realidade de saúde das pessoas com doenças crônicas .

Nesse sentido, a incorporação de novos protagonistas, acrescentando diferentes olhares e perspectivas para promover as mudanças, mostra-se um bom ponto de partida para ampliarmos as capacidades de criação e inovação.

O objetivo do projeto de intervenção, foi ,propor uma intervenção Interprofissional de forma remota, por meio da promoção a saúde com incentivo a mudanças de hábitos, combatendo o sedentarismo, modificando assim o estilo de vida dos portadores de Diabetes, Hipertensão e Obesidade. Objetivando a melhorar da qualidade de vida desses pacientes.

 

Desenvolvimento do trabalho: descrição da experiência ou método do estudo;

No processo de construção e planejamento ,trabalhamos com o desenvolvimento do pensamento estratégico, levando em conta a análise  dos contextos que envolvem as práticas de saúde e, particularmente, o mundo do trabalho e as necessidades de saúde do usuário com doenças crônicas da UBS de Porto de Santana, localizada na região administrativa 1, cujo o número de pacientes cadastrados no programa HIPERDIA somavam 233 indivíduos.

Na fase da execução utilizamos a metodologia ativa valorizando o potencial de inovação e criatividade e  as singularidades dos sujeitos envolvidos;

A Constução dos fluxo foi realizada de forma horizontal com a participação dos profissionais envolvidos para executar o teleatendimento a todos os usuários cadastrados no programa hiperdia daquela UBS;

Durante os atendimentos, todas necessidades dos usuários eram ouvidas e atendidas, conforme as queixas e condições avaliadas, sendo por orientações, recomendações, prescrições, bem como o agendamento de consultas presenciais ou encaminhamentos;

O Núcleo central se encarregava de fazer a logistica para que o projeto fluisse como o esperado.

 

Resultados e/ou impactos

O projeto Original foi se aperfeiçoando à medida que a equipe sentia nescessidade.No final foi observados 3 impactos.

1º - Fomentar o trabalho interprofissional, onde os profissionais dialogavam sobre os casos e colaboravam ums com os outros;

2º - Saúde mental dos profissionais que estavam afastados, pois tiveram a oportunidade de interagir e fazer a sua prática profissional na impossibilidade de realiza-la presencialmente ;

3º -  Atenção ao usuário, que mesmo durante o período de reclusão, teve a possibilidade de receber atendimento qualificado.

 

Considerações finais;

Foi observado durante todo o desenvolvimento do projeto e nas relações de trabalho das diversas categorias profissionais que compunham as equipes, a possibilidade de se criar um espaço de colaboração entre os trabalhadores de saúde de todas as Unidades do município.

A experiência colocada, do trabalho interprofissional, foi o que moveu todas as atividades do projeto, mostrando que é possível construir cotidianos que valorizam a aprendizagem mútua entre os diversos atores que componham as equipes, vencendo as barreiras colocadas pela formação uniprofissional.

Em fase do número crescente de pessoas com doenças crônicas e com o número reduzido de equipes de saúde da família, foi evidenciado a importância do trabalho remoto para além da pandemia. Tendo em vista a importância do monitoramento e educação em saúde, que pode ser efetivamente realizado por estas equipes de trabalho remoto.

As consultas online demonstraram grande resolutividades nos fatores de risco que envolvem os doentes crônicos. Assim foi possível também verificar que de forma organizada,houve  aproveitamento do tempo, do profissional exercendo o trabalho remoto.