Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2021-12-19
Resumo
Tendo isso em vista, um dos principais meios para trabalhar o sucesso do estudante é inseri-lo em ações que envolvam a comunidade e seus fatores heterogêneos, como pessoas de diferentes regiões, realidades socioeconômicas e níveis educacionais. Pensando nisso, foi realizada uma ação sociocultural na policlínica de Barreiras-BA no mês de outubro de 2021, na qual participaram alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia, profissionais de saúde da família e gestores da Secretaria Municipal.
Vale destacar, então, que tal processo educativo foi construído de forma que alunos e comunidade construam um novo sentido saudável de diálogo, para que, posteriormente, construa-se, de forma consolidada, uma ponte de confiança entre futuros profissionais e seus respectivos pacientes. Assim, o projeto feito pela Policlínica tornou-se fundamental para aproximar essas parcelas supracitadas, fazendo com que discentes de medicina saíssem do campo teórico e tivessem contato direto com a população – que virá a ser paciente em um futuro próximo – sendo possível pôr em prática conteúdos já estudados e, mais importante, familiarizar os estudantes com o atendimento médico em si, desde a recepção dos pacientes até a sua posterior liberação.
Ao longo da atividade foram organizadas, em um grupo de nove alunos, discussões sobre conteúdos médicos, que, posteriormente, levaram à realização de atividades educativas relacionadas ao outubro Rosa, mês da Conscientização Sobre o Câncer de Mama.
Pensando nisso, a organização de palestras e boletins informativos para grupos de mulheres ao longo de um dia, na Policlínica, foi de fulcral importância, haja vista que a cidade sede é localizada no interior do Oeste da Bahia e muitas mulheres, de diversas faixa etárias e condições socioeconômicas, não têm acesso fácil à informação. Nesse viés a intenção das palestras promovidas pelos discentes, de maneira interativa e de fácil aprendizado, destacou pontos como: promover a conscientização quanto ao controle do câncer de mama e o reforço na orientação sobre a importância do diagnóstico precoce, quebrar mitos e tabus em relação ao câncer de mama, trazer uma abordagem sobre a importância da boa alimentação e prática de atividade física.
Dessa forma, com base na experiência das pacientes, foi possível ressignificar a aprendizagem, desmistificando e esclarecendo conceitos e duvidas engessados na sociedade, valorizando não só a construção de novos saberes, como também a humanização de partilhar conhecimento e acolhimento por parte dos discentes de medicina da localidade.