Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Os Desafios das Mulheres em Situação de Rua no Acesso à Saúde
franciane mendes costa

Última alteração: 2022-01-03

Resumo


Apresentação sobre o que trata o trabalho

O artigo tem como tema central o debate sobre os desafios das mulheres em situação de rua no acesso à saúde. Quando se fala sobre população em situação de rua, sabe-se que trata-se de uma população desassistida, que vive com direitos básicos como alimentação, saúde, educação e moradia violados. Sabe-se que existem estigmas sociais baseados na inferiorizarão e discriminação da população em situação de rua, até mesmo pelo desconhecimento das especificidades da mesma. A pesquisa foi realizada a partir de atuações em campo, por parte da assistente social e das 2 estudantes de Serviço Social que fazem parte da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal. Dessa maneira, focou-se nas mulheres do Setor Comercial Sul (Brasília-DF), onde se concentra um grupo expressivo de pessoas em situação de rua, além de um local estigmatizado e conflituoso entre os comerciantes e as pessoas em situação de rua.

. A articulação com a Tulipas, que é um coletivo de trabalhadoras do sexo e população em situação de rua e o No Setor, que é uma organização da sociedade civil e coletivo cultural, foi essencial para a atuação pois promoveu um ambiente de confiança e ampliou a capacidade de observação e vinculação com a população e rede de atenção local, como o CAPS Álcool e Drogas III.

A pesquisa buscou levar em consideração que a população observada se caracteriza  por serem grupos heterogêneos, embora em sua maioria se possua gênero, raça e orientação sexual definidos. Também buscou respeitar as interseccionalidades, a fim de compreender como se dá a relação entre essa comunidade. Para isso houve um estudo teórico prévio sobre a população em situação de rua, uma formação com assistente social atuante na área e reflexões sobre como se constituem as relações sociais neste espaço.