Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Curso Técnico de Vigilância em Saúde: uma experiência de formação no formato híbrido na ESP-SE.
Flávia Priscila Souza Tenório, José Francisco de Santana, Rosyanne dos Santos Vasconcelos

Última alteração: 2021-12-17

Resumo


2 - Apresentação

O presente trabalho relata a experiência desenvolvida pela coordenação de Educação Profissional de Saúde da Escola de Saúde Pública de Sergipe – ESP/SE na oferta de Curso Técnico de Vigilância em Saúde – CTVS no formato hibrido de ensino.

3 - Desenvolvimento do trabalho

Considerando que a cultura digital empoderou a sociedade atual e que a transmissão e recepção de informações assumiu patamares nunca mensurados, em 2019 a ESP/SE iniciou o CTVS com o objetivo de subsidiar - teoricamente e tecnicamente - o processo de trabalho em Vigilância em Saúde de profissionais de nível médio dos municípios Sergipanos e utilizou a plataforma EaD da Fundação Estadual de Saúde - Funesa (https://www.funesa.se.gov.br) enquanto ferramenta para apoiar o desenvolvimento dos componentes pedagógicos do referido curso. A partir da plataforma foi possível disponibilizar ementas, conteúdos e feedback das avaliações e realizar atividades como fórum, chat e wiki.

Com o advento da pandemia da COVID-19 a plataforma EaD da Funesa evidenciou sua relevância. Assim, respaldada na legislação vigente, a ESP/SE definiu que as aulas seriam desenvolvidas de forma remota, dada a necessidade do distanciamento físico. Assim, de março a setembro de 2021, todas as atividades escolares do CTVS foram realizadas de forma virtual síncrona e assíncrona.

A partir de outubro do mesmo ano, as aulas presenciais foram retomadas e a instituição optou pelo formato híbrido, ao constatar que a equipe evoluiu no manejo das tecnologias de informação e comunicação e porque havia amparo na legislação. Assim foi possível, inclusive, lidar com o risco epidemiológico que ainda persiste.

 

4 - Resultados e/ou impactos

A experiência relatada contribuiu para a qualificação da equipe da Educação Profissional da ESP-SE, considerando a necessidade de instrumentalização para desenvolvimento de novas possibilidades no fazer pedagógico do CTVS. Permitiu ainda desenvolver, junto aos 19 (dezenove) discentes, competências voltadas para as tecnologias digitais, além de ampliar o escopo de possibilidades de ações pedagógicas a serem ofertadas pela ESP-SE.

 

5 - Considerações finais

A virtualização ou a presença das redes digitais estão em progressão no mundo contemporâneo e desempenham um papel importante com o surgimento de um novo pensar, produzir e se relacionar. Por isso a ESP-SE optou em investir em processos de qualificação cada vez mais mediados por tecnologias digitais, tal como a oferta do curso apresentado, por compreender que essa é uma potente estratégia para as ações de qualificação possíveis de dialogar com as necessidades de aprendizagem dos profissionais inseridos no SUS em Sergipe, na perspectiva de colaborar com a melhorias das práticas em saúde.