Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lara Bourguignon Lopes, Gabriele Teixeira Braz de Souza, Gracielle Karla Pampolim

Última alteração: 2022-01-24

Resumo


Apresentação: A monitoria é uma atividade complementar optativa, que tem como principal objetivo despertar no estudante o interesse pelo ensino e oportunizar a sua participação na vida acadêmica, conduzindo-o a plena formação científica, técnica, cidadã e humanitária, além de prestar suporte ao corpo docente no desenvolvimento das atividades pedagógicas. O curso de fisioterapia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM, Espírito Santo oferta a cada semestre vagas de monitoria para os alunos a partir do segundo período, tanto na modalidade bolsista como voluntária, com o objetivo de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem do corpo discente e docente. Desenvolvimento: O processo seletivo de monitoria da EMESCAM é realizado através de prova, necessitando que o aluno escolha previamente para qual disciplina irá se candidatar, porém, nos últimos dois anos, devido a pandemia da COVID-19, foi realizado através do coeficiente de nota. As disciplinas disponíveis a cada edital variam de acordo com o semestre e percepção do professor sobre a necessidade de auxílio, assim como quantidade de vagas, por essa razão, disciplinas mais complexas, como anatomia dos sistemas, bases de avaliação fisioterapêutica, cinesiologia, entre outras, costumam ofertar mais vagas. São atribuições do monitor auxiliar os docentes nas tarefas didáticas, orientar os estudantes da disciplina na resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas, auxiliar na preparação de atividades teóricas e práticas, auxiliar na elaboração de material didático além de apoiar o professor nas aulas por meios digitais. A cada mês o aluno deve enviar um relatório das atividades, referendado pelo professor orientador da disciplina, para contabilização de carga horária. Impactos: Para os professores, o monitor fornece um auxilio essencial, reduzindo a sobrecarga e facilitando a execução de atividades que necessitam de maior suporte. Para os alunos da disciplina, ter um graduando para sanar as dúvidas e ajudar nas tarefas facilita o seu aprendizado dentro e fora da sala de aula, além disso, muitos se sentem constrangidos de relatar ao professor suas dificuldades, esse constrangimento é reduzido pelo monitor, visto que o mesmo também é um graduando. Outro ponto de especial destaque é a possibilidade rever conteúdos a partir de diferentes abordagens de ensino, o que facilita o aprendizado. Por fim, para o monitor a experiencia de docência ainda na graduação amplia sua perspectiva sobre os caminhos a serem seguidos no futuro, desperta o interesse no ensino e contribui para o currículo, além de reforçar seu aprendizado pois, uma das melhores maneiras de aprender é ensinando. Considerações finais: Observou-se que o programa de monitoria contribui não só para o aluno monitor, ampliando seu conhecimento e aperfeiçoando habilidades como oratória, comprometimento e desenvoltura, mas também para os professores e demais alunos da graduação, que passam a obter um reforço além da sala de aula.