Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2021-12-21
Resumo
Apresentação: O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é uma ferramenta utilizada por profissionais da área da saúde para caso complexos e/ou frequentes. É um dispositivo que favorece a construção do plano de ações de forma compartilhada com os pacientes envolvidos e, por favorecer um cuidado integral, favorece o trabalho em equipe. A partir da análise das especificidades de cada caso, o PTS é elaborado a partir da composição de quatro itens: Diagnóstico Amplo, Definição de metas (curto, médio e longo prazo), Definição de responsabilidades/prazos e Monitoramento/avaliação. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de elaboração de PTS por discentes de uma liga acadêmica multidisciplinar. Desenvolvimento: Os membros da Liga Acadêmica de Saúde Mental (LISAM) de uma universidade federal mineira, estudantes dos cursos de Psicologia e Medicina, desenvolveram como atividade de ensino, a elaboração de PTS para casos complexos, que envolviam situações de violência – problema bastante frequente na sociedade. Os estudantes se dividiram em grupos, e receberam um caso clínico diferente cada. Os grupos discutiram entre si, buscando estabelecer estratégias e metas para resolução do caso de forma a produzir um cuidado integral. Posteriormente os casos e PTS foram discutidos com a docente que orientou o projeto e facilitou as discussões. Devido à pandemia, a atividade ocorreu de forma online. Resultados e/ou impactos: A discussão dos casos para construção dos PTS possibilitou uma experiência de profunda aprendizagem em relação a casos complexos como os que envolvem situações de violência, frequentes nos serviços de atenção básica. Por ser uma liga multidisciplinar houve a integração de diferentes conhecimentos para a produção do PTS o que, de alguma forma, representa a realidade de reuniões de equipe. Algumas dificuldades foram percebidas ao longo das discussões dos casos, como a incerteza em classificar as metas como sendo de curto, médio ou longo prazo, como proceder articulação com a rede e encaminhamentos adequados para cada caso. Os estudantes de Medicina e Psicologia transitaram bem entre os conhecimentos e práticas necessárias para os casos, mas tiveram maior familiaridade e facilidade em discutir e propor estratégias específicas de cada área de formação. Assim a atividade possibilitou, além do desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe e comunicação interprofissional, acesso a conhecimentos de outras áreas, conhecimento sobre políticas públicas e trabalho intersetorial, constituindo-se assim, como uma atividade ímpar na formação de profissionais da saúde. Considerações Finais: A atividade de discutir e propor um PTS para casos com demandas complexas mostrou-se uma experiência de grande potencial pedagógico e formativo para profissionais da área da saúde. A prática deve ser difundida nas estratégias metodológicas desses cursos já que é capaz de demonstrar a importância das redes de cuidado, de um olhar integral para os sujeitos atendidos e do trabalho interdisciplinar e multiprofissional na atenção básica, desenvolvendo competências e habilidades essenciais à atuação dos futuros profissionais da saúde.