Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Elaboração de Projetos Terapêuticos Singulares por discentes como estratégia de ensino interdisciplinar
Ana Beatriz Moi Miotto, Dayanna Lorrainy Rodrigues Barbosa, Gabriel Junes Mendes, Lívia Cristina Soares Panzo, Marcos Vinicius Nunes Cardoso, Olívia Pillar Perez Miziara, Mariana Hasse

Última alteração: 2021-12-21

Resumo


Apresentação: O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é uma ferramenta utilizada por profissionais da área da saúde para caso complexos e/ou frequentes. É um dispositivo que favorece a construção do plano de ações de forma compartilhada com os pacientes envolvidos e, por favorecer um cuidado integral, favorece o trabalho em equipe. A partir da análise das especificidades de cada caso, o PTS é elaborado a partir da composição de quatro itens: Diagnóstico Amplo, Definição de metas (curto, médio e longo prazo), Definição de responsabilidades/prazos e Monitoramento/avaliação. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de elaboração de PTS por discentes de uma liga acadêmica multidisciplinar. Desenvolvimento: Os membros da Liga Acadêmica de Saúde Mental (LISAM) de uma universidade federal mineira, estudantes dos cursos de Psicologia e Medicina, desenvolveram como atividade de ensino, a elaboração de PTS para casos complexos, que envolviam situações de violência – problema bastante frequente na sociedade. Os estudantes se dividiram em grupos, e receberam um caso clínico diferente cada. Os grupos discutiram entre si, buscando estabelecer estratégias e metas para resolução do caso de forma a produzir um cuidado integral. Posteriormente os casos e PTS foram discutidos com a docente que orientou o projeto e facilitou as discussões. Devido à pandemia, a atividade ocorreu de forma online. Resultados e/ou impactos: A discussão dos casos para construção dos PTS possibilitou uma experiência de profunda aprendizagem em relação a casos complexos como os que envolvem situações de violência, frequentes nos serviços de atenção básica. Por ser uma liga multidisciplinar houve a integração de diferentes conhecimentos para a produção do PTS o que, de alguma forma, representa a realidade de reuniões de equipe. Algumas dificuldades foram percebidas ao longo das discussões dos casos, como a incerteza em classificar as metas como sendo de curto, médio ou longo prazo, como proceder articulação com a rede e encaminhamentos adequados para cada caso. Os estudantes de Medicina e Psicologia transitaram bem entre os conhecimentos e práticas necessárias para os casos, mas tiveram maior familiaridade e facilidade em discutir e propor estratégias específicas de cada área de formação. Assim a atividade possibilitou, além do desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe e comunicação interprofissional, acesso a conhecimentos de outras áreas, conhecimento sobre políticas públicas e trabalho intersetorial, constituindo-se assim, como uma atividade ímpar na formação de profissionais da saúde. Considerações Finais: A atividade ​​de discutir e propor um PTS para casos com demandas complexas mostrou-se uma experiência de grande potencial pedagógico e formativo para profissionais da área da saúde. A prática deve ser difundida nas estratégias metodológicas desses cursos já que é capaz de demonstrar a importância das redes de cuidado, de um olhar integral para os sujeitos atendidos e do trabalho interdisciplinar e multiprofissional na atenção básica, desenvolvendo competências e habilidades essenciais à atuação dos futuros profissionais da saúde.