Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2021-12-21
Resumo
Apresentação: O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas terapêuticas articuladas - de caráter clínico ou não - que pode ser realizado para um indivíduo, família ou grupo de pessoas, tendo a singularidade como centralidade no processo de elaboração. Geralmente, é utilizado para casos complexos, em que as vulnerabilidades existentes exigem atenção interdisciplinar e o acionamento de diversos recursos. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicos de Medicina com a elaboração de um PTS a partir de um caso de violência. Desenvolvimento do trabalho: Durante o componente curricular de Saúde Coletiva II são abordados os tipos de violência, suas manifestações, importância do trabalho em rede e ações básicas para o acolhimento das vítimas. Para o desenvolvimento de competências éticas e técnicas relacionadas à produção do cuidado, requisitou-se aos estudantes a elaboração de um PTS a partir de um caso de violência. Em uma aula expositiva, os passos para elaboração do PTS foram discutidos e um roteiro com elementos chave a serem abordados foi disponibilizado: queixa manifesta; histórico familiar e necessidades identificadas pela equipe; hipóteses diagnósticas; objetivos do PTS; vulnerabilidades da(s) vítima(s); genograma e ecomapa; ações de curto, médio e longo prazo; profissionais envolvidos e reavaliação. Após a divisão da turma em pequeno grupos e disponibilização dos casos, foram realizadas duas reuniões individuais com cada grupo para orientação sobre a construção do trabalho. Por fim, foi feita a apresentação e discussão do PTS elaborado, momento em que as docentes avaliaram os pontos abordados no PTS e elucidaram as dúvidas restantes. Resultados: A complexidade da vida dos sujeitos em situação de violência é grande e garantir um trabalho intersetorial – apesar de ser fundamental -, não é algo simples. Além do uso da ferramenta do PTS em si, a tarefa permitiu aprofundar o conhecimento sobre leis, políticas e dispositivos existentes para o cuidado a pessoas em situações de violência. Ela facilitou o processo de aprendizagem sobre a construção de uma abordagem clínica ampliada e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de comunicação entre os estudantes – que precisaram negociar pontos de vista e discutir dados de políticas públicas. Além disso, permitiu a aplicação de ferramentas de abordagem familiar (genograma e ecomapa) e o entendimento sobre sua importância para a comunicação com a equipe e serviços da rede. Por fim, a atividade favoreceu discussões sobre gestão e estratégias para o acionamento de recursos que auxiliam no processo de acolhimento e cuidado integral. Considerações finais: A elaboração do PTS apresentou-se como um método de aprendizagem útil, visto que facilitou a compreensão da diferença de uma abordagem clínica biomédica de uma abordagem ampliada, que reconhece a complexidade do sujeito, suas vulnerabilidades e potencias. O PTS, por ser uma ferramenta de produção do cuidado, mas também de gestão dos processos de trabalho, quando utilizado como ferramenta de ensino, contribui para a formação de profissionais humanizados e bem articulados, que reconhecem a importância da intersetorialidade e de estratégias dialógicas de acolhimento dos indivíduos que procuram a rede de atenção à saúde.