Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O QUE A FONOAUDIOLOGIA PODE FAZER COM OS DRIBLES E PASSES DAS CRIANÇAS DE UMA ESCOLA DE FUTEBOL?
Cláudia Maria de Lima Graça, Cristiano Henrique Vieira Zacharias, José Ricardo Trindade Sirqueira, Marinho França Guimarães Neto

Última alteração: 2022-02-01

Resumo


Este trabalho é um relato de experiência sobre a atuação da Fonoaudiologia em um novo espaço de ação: um campo de futebol. Local onde a fonoaudiologia se uniu aos chutes, aos passes, ao domínio da bola etc., objetivando a estimulação e o desenvolvimento das funções psicomotoras e linguísticas, com um grupo de crianças na faixa etária dos 05 aos 08 anos de idade, inscritos na escola de futebol de uma Vila Olímpica, na cidade do Rio de Janeiro.

Durante os primeiros anos de vida, as experiências percebidas e significadas estão presentes constantemente na nossa comunicação ao longo de nossa vida, favorecendo a aquisição e o desenvolvimento das diversas funções linguísticas e psicomotoras que nos auxiliam na socialização com o mundo.

Nessa perspectiva, no meu estágio de práticas em Saúde Coletiva, na graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, experienciei alternativas, que me possibilitaram vivenciar ações que valorizaram os contextos de vida e de saúde com usuários de diferentes ciclos da vida.

Experiências que me fizeram perceber o quanto a comunicação é um dos aspectos significativos do conceito de saúde e, o quanto o olhar da clínica pode ser redimensionado para saberes híbridos, articulado em redes transdisciplinares de forma flexível, permeável e, construído em intervenções por demandas individuais ou coletivas.

 

Metodologia

 

De julho a dezembro de 2021, uma vez por semana, desenvolvemos atividades de promoção à saúde e prevenção à saúde, com crianças dos 05 aos 08 anos de idade, utilizando as habilidades necessárias ao aprendizado do futebol associadas às funções psicomotoras e linguísticas adequadas ao desenvolvimento e aprimoramento da linguagem verbal e não verbal.

Antes de iniciarmos as atividades com as crianças, os pais que aguardavam os seus filhos foram esclarecidos sobre a nossa presença e o tipo de trabalho que faríamos no final de cada aula de futebol com os seus filhos.

Nossas atividades foram adaptadas ao universo do futebol, que além de ser o esporte mais popular do país é uma fonte de entretenimento e esperança para muitas dessas crianças. Dessa forma, nomes dos jogadores, dos times, o ato de conduzir a bola ou chutar em direção ao gol se misturaram com campanhas de saúde, atividades e brincadeiras que foram criadas para alcançarmos o objetivo citado no início desse trabalho.

Todo o trabalho com as crianças foi realizado no campo de futebol Society, com a participação dos professores de educação física.

 

Resultados e considerações finais

 

Até a submissão desse estudo, nosso trabalho ainda não havia finalizado as ações com as crianças. As mudanças das crianças em relação a motivação das ações, foram se tornando mais potentes e a cada quinta feira nossa presença ficou mais aguardada pelo grupo. Participar desse projeto abriu frente para uma clínica ativada pela potência da experimentação, por encontros que ressignificaram conhecimentos e valores na direção de um agir profissional mais voltado para a heterogeneidade e diversidade da população.