Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O filme como estratégia de ensino e aprendizagem da educação em saúde na formação em enfermagem
Caroline de Freitas Silva, Érica Toledo de Mendonça, Aline Santana de Godoy, Lavínia Ladeira Egydio, Gabrielle Maria Silva Gomes, Marina Bueno Fraga, Renata Oliveira Caetano, Tayane Naraiane de Freitas

Última alteração: 2021-12-20

Resumo


Apresentação: O uso de filmes é uma metodologia de ensino interessante para discussão de assuntos abordados em aulas, promovendo reflexões e uma nova forma de aprender. Nesse sentido, busca-se refletir sobre a narrativa do filme “Escritores da Liberdade” que expõem como uma visão mais integral sobre o outro é capaz de transformar o aprender. O filme mostra como uma professora nova em uma escola de bairro pobre, marcada pela violência e segregação,  consegue transformar a vida de seus alunos, buscando entendê-los, aprender sobre o mundo de cada um e incentivando a confiança dos alunos em si mesmos. Assim, objetiva-se relatar um debate ocorrido na disciplina de Educação em Saúde acerca do filme “Escritores da Liberdade”, relacionando métodos utilizados no filme para a aprendizagem dos alunos em sala de aula com possíveis caminhos para uma efetiva educação em saúde. Desenvolvimento: Após assistir o filme, os discentes do curso de enfermagem de uma universidade pública federal relataram e discutiram sobre experiências positivas e negativas que já tiveram em relação ao seu processo de ensino-aprendizagem, e através disso, foi possível correlacionar sobre as práticas de educação em saúde, que se tornam positivas ou negativas dependendo dos métodos de abordagem utilizados. Destaca-se que a discussão abordou o modelo de educação tradicional, marcada pela transmissão unidirecional de conhecimentos e pela desconsideração dos contextos dos educandos e o modelo de educação dialógica, que privilegia uma comunicação não violenta, inclusiva, que problematiza a realidade dos indivíduos. Resultados: Os discentes debateram a respeito de como um processo educativo, tanto em âmbito escolar formal quanto em práticas de educação em saúde, são mais efetivos quando se leva em consideração as particularidades do outro e seu contexto social. À luz do filme, de forma crítica e reflexiva, os discentes explanaram a importância de o ensino ser visto como uma construção bidirecional,  no qual se instiga o outro a refletir, empoderar-se e se tornar crítico em relação ao conhecimento que se compartilha, tornando-o protagonista do seu processo de aprendizagem. Considerações finais: Fica evidente, portanto, que o ato de ensinar em todos os seus âmbitos, não deve ser visto como algo rígido, no qual impõem-se ao outro a obrigação de aprender no contexto proposto, e sim deve-se considerar práticas que sejam adequadas aos desejos da comunidade, devem se adequar ao contexto social no qual os indivíduos vivem e que sejam capazes de libertar os indivíduos das amarras que a sociedade propõe. Assim, depreende-se que a utilização do filme foi uma importante estratégia de ensino e aprendizagem da educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem.