Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2021-12-20
Resumo
Apresentação: O uso de filmes é uma metodologia de ensino interessante para discussão de assuntos abordados em aulas, promovendo reflexões e uma nova forma de aprender. Nesse sentido, busca-se refletir sobre a narrativa do filme “Escritores da Liberdade” que expõem como uma visão mais integral sobre o outro é capaz de transformar o aprender. O filme mostra como uma professora nova em uma escola de bairro pobre, marcada pela violência e segregação, consegue transformar a vida de seus alunos, buscando entendê-los, aprender sobre o mundo de cada um e incentivando a confiança dos alunos em si mesmos. Assim, objetiva-se relatar um debate ocorrido na disciplina de Educação em Saúde acerca do filme “Escritores da Liberdade”, relacionando métodos utilizados no filme para a aprendizagem dos alunos em sala de aula com possíveis caminhos para uma efetiva educação em saúde. Desenvolvimento: Após assistir o filme, os discentes do curso de enfermagem de uma universidade pública federal relataram e discutiram sobre experiências positivas e negativas que já tiveram em relação ao seu processo de ensino-aprendizagem, e através disso, foi possível correlacionar sobre as práticas de educação em saúde, que se tornam positivas ou negativas dependendo dos métodos de abordagem utilizados. Destaca-se que a discussão abordou o modelo de educação tradicional, marcada pela transmissão unidirecional de conhecimentos e pela desconsideração dos contextos dos educandos e o modelo de educação dialógica, que privilegia uma comunicação não violenta, inclusiva, que problematiza a realidade dos indivíduos. Resultados: Os discentes debateram a respeito de como um processo educativo, tanto em âmbito escolar formal quanto em práticas de educação em saúde, são mais efetivos quando se leva em consideração as particularidades do outro e seu contexto social. À luz do filme, de forma crítica e reflexiva, os discentes explanaram a importância de o ensino ser visto como uma construção bidirecional, no qual se instiga o outro a refletir, empoderar-se e se tornar crítico em relação ao conhecimento que se compartilha, tornando-o protagonista do seu processo de aprendizagem. Considerações finais: Fica evidente, portanto, que o ato de ensinar em todos os seus âmbitos, não deve ser visto como algo rígido, no qual impõem-se ao outro a obrigação de aprender no contexto proposto, e sim deve-se considerar práticas que sejam adequadas aos desejos da comunidade, devem se adequar ao contexto social no qual os indivíduos vivem e que sejam capazes de libertar os indivíduos das amarras que a sociedade propõe. Assim, depreende-se que a utilização do filme foi uma importante estratégia de ensino e aprendizagem da educação em saúde no contexto da formação em Enfermagem.