Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Impacto nos atendimentos odontológicos em uma unidade de saúde do município de Jaguaré-ES, antes e durante a Pandemia COVID 19: comparações e experiências
Carolina Victoria Apolinário Beraldo, Sabrina Sangali, Kissielle Teotonio Gomes, Itamar Francisco Teixeira, Jussara Altoé Gardiman, Lunara Rigoni Bonadiman, Marcio Gilvan Teixeira, Maria Karolina Ribondi

Última alteração: 2021-12-20

Resumo


Apresentação:

A pandemia COVID-19 modificou a forma de acesso ao atendimento e maneira de prestação de serviços na Atenção Primária em Saúde (APS) do município de Jaguaré-ES. Este estudo relata uma pesquisa em arquivos internos, banco de dados e agenda, realizada em uma unidade de saúde do município e tem o objetivo de apontar, avaliar e comparar a quantidade de consultas e procedimentos odontológicos Unidade de Saúde Barra Seca de Ponte Nova.

Desenvolvimento do trabalho:

Foi realizada busca de dados da produção do ano de 2020 e 2021 na unidade de saúde Barra Seca de Ponte Nova.

Resultados:

Na análise observou-se que, nos primeiros meses de 2020 os atendimentos foram normais, com as mesmas características do período anterior à pandemia. Um total de 479 atendimentos e 478 procedimentos clínicos, sendo 145 profilaxias com aplicação tópica de flúor, 62 restaurações de dentes decíduos, 91 restaurações de dentes permanentes, 78 exodontias de dentes permanentes, 9 exodontias de dentes decíduos. Nos meses de abril e maio de 2020 não houve atendimentos devido à equipe de saúde bucal do município ter sido disponibilizada para as atividades nas barreiras sanitárias. Os trabalhos da saúde bucal na unidade retornaram no mês de junho de 2020, apenas com atendimentos de urgência.

Foi constatado um aumento nas urgências em relação aos meses iniciais de 2020 e tiveram 44 atendimentos de urgência e tendência a aumento do quantitativo desse procedimento,  a partir do mês de julho, devido ao isolamento social imposto pela pandemia, fechando o ano  de 2020, com 105 urgências. Os atendimentos eletivos agendados retornaram no mês de setembro de 2020, finalizando o ano com 232 atendimentos e 152 procedimentos clínicos. Destes, 63 restaurações em dente permanente, 38 restaurações em dentes decíduos, 39 exodontias de dentes permanentes, 11 exodontias de dentes decíduos, 0(zero) profilaxia e aplicação tópica de flúor.

No ano de 2021 os atendimentos continuaram de forma reduzida, com aumento progressivo de acordo com as necessidades do território. Foram 453 atendimentos, 19 profilaxia e aplicação tópica de flúor, 345 restaurações de dentes permanentes, 64 restaurações de dentes decíduos, 34 exodontias de dentes decíduos e 126 exodontia de dentes permanentes, em 2021.

Portanto, percebeu-se um aumento de 97,8% de atendimentos e de 386% nos procedimentos odontológicos.

Considerações finais:

Consideramos essa análise avaliativa, importante, pois observou-se o impacto dos efeitos negativos da pandemia na prestação de serviços de saúde bucal do município de Jaguaré-ES.