Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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DIVERSIFICAÇÃO DOS CENÁRIOS DE PRÁTICAS: INTEGRANDO ENSINO, CUIDADO E SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE
Sandro Pinheiro da Costa, Renata Pereira Azevedo, Edneia Tayt-Sohn Martuchelli

Última alteração: 2021-12-21

Resumo


Apresentação: A pratica integrativa buscando a integração de diferentes campos de conhecimentos para prática profissional, proporcionando a interação entre diferentes núcleos profissionais e para a intersetorialidade. Desse modo, a diversificação de cenários de práticas, auxiliam as vivencias das políticas de saúde, os fluxos de atenção em rede e de organização do trabalho, com a ampliação da rede de atenção de ensino-saúde, com vistas ao desenvolvimento da população e do trabalho em saúde. 1-3. Objetivo: O presente relato apresenta a sensibilização da diversificação de cenários de práticas da rede de saúde do Município de Teresópolis-RJ, através das experiências da integração do ensino-saúde.  Desenvolvimento do trabalho: A aproximação da academia com os cenários de prática da saúde do Município de Teresópolis – RJ, possibilita experiências exitosas e de sucesso através dessa integração. Dessa forma, os diferentes cenários geram a aproximação entre o processo de trabalho e do ensino-aprendizagem, subsidiando o processo de formação permanente entre profissional e acadêmicos. Esse processo foi possibilitado por intermédio instrumentos técnicos e políticos intersetoriais dirigidos à melhoria das condições de vida e saúde da população, contribuindo para a promoção do cuidado integral em saúde e a incorporação de tecnologias que melhorem o processo de trabalho e produzindo conhecimentos entre ensino e saúde. Resultados e/ou impactos: Através dessa diversificação de cenários, articulações estratégicas e integradas, proporcionam relações às atividades extramuros, tocando o cerne do sistema de valores da profissão buscando caracterizar as experiências educacionais dos internos dentro de atividades da Rede em Saúde, com vistas a otimizá-las. Assim é possível observar que os diferentes cenários realmente oferecem oportunidades de aprendizado complementares que devem ser valorizadas institucionalmente. Quanto ao serviço, as contribuições referem-se à melhoria da qualidade e diversificação das práticas nas unidades. Considerações Finais: As contribuições para a comunidade buscam a elaboração de planos, através das linhas de cuidado a saúde interministeriais com o serviço e fortalecimento de vínculos. Portanto, esta concepção dialógica, sensibiliza a escuta e pela capacidade de resposta, e nos faz pensar percebemos a necessidade de rearranjos correspondentes de modo a ver um cuidado físico e mental de suas demandas.