Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-31
Resumo
Apresentação: O exercício da Enfermagem requer do enfermeiro e do estudante em formação, competências que integram os quatro pilares da educação: Saber conhecer, Saber Fazer, Saber Conviver e Saber Ser. Dentro desses eixos é essencial, para a prática educativa, o trabalho em equipe, aplicação do conhecimento teórico-prático, planejamento, comunicação, criatividade, além de habilidades atitudinais como olhar compreensivo, individualizado e humanista, como formas de estabelecimento de vínculo com os usuários em todos os níveis assistenciais em saúde. Nesse interim, o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) de uma cidade mineira é um serviço de atenção secundária à saúde, composto por uma equipe multidisciplinar, que oferece atendimento especializado para diabéticos e hipertensos. Considerando o papel estratégico da Enfermagem como promotora do incentivo ao autocuidado mediado pelas ações educativas, foi realizada uma atividade educativa neste serviço sobre os temas de higiene corporal e complicações da hipertensão arterial, com foco no autocuidado para controle da doença crônica. Objetivo: relatar a experiência de realização de uma oficina educativa junto a pessoas com doenças crônicas, com foco no desenvolvimento de competências por estudantes de graduação em Enfermagem. Desenvolvimento: o planejamento da referida atividade, vinculada à disciplina de Educação em Saúde, teve início com uma visita no serviço, para ambientação e diagnóstico local, além de promoção de um primeiro contato com os usuários do serviço, para definição do perfil do público alvo: faixa etária, nível de escolaridade, temas de interesse, dentre outros. De posse destas informações, a atividade de educação em saúde foi planejada, sendo dividida em três momentos: no primeiro, as estratégias adotadas foram jogos, para abordar o tema de higiene corporal, como jogo da memória, quiz e grito de guerra; em seguida, houve a exposição do conteúdo sobre complicações da hipertensão arterial por meio de um teatro com os estudantes, e o terceiro momento foi encerrado com uma roda de conversa para partilhas e esclarecimento de dúvidas. Resultados: as competências desenvolvidas e aperfeiçoadas no planejamento e execução desta oficina contribuíram para a potencialização do processo de ensino e aprendizagem relacionado a educação em saúde e doenças crônicas. Ademais, outras habilidades e atitudes desenvolvidas foram: maior atenção para interpretar as informações, utilização dos conhecimentos para identificar, questionar e discutir os problemas encontrados, maior consciência do processo de comunicação e da importância da consideração das expressões faciais, revisão de atitudes, considerar as demandas, ser criativa no planejamento e escolha das estratégias lúdicas educativas, valorizar a importância do trabalho em equipe, dar importância aos feedbacks, avaliar os resultados, saber comunicar-se de forma clara e respeitar a cultura e as crenças de cada um. Considerações finais: a organização da oficina educativa sinalizou para a importância de atividades que promovam a saúde e o autocuidado de pessoas com doenças crônicas, além de desenvolver competências essenciais, nos quatro eixos da educação, para a prática do enfermeiro. Portanto, vale ressaltar que a Enfermagem tem papel primordial na prática de promoção da saúde, implementando estratégias que ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas.