Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Relato de experiência de Iniciação Científica na Pandemia com alunos do segundo período de medicina.
Raquel Fernandes Coelho, Mariana Moreira Vannier, Carlos Miguel Kleinsorgen Antunes, Laura Ruana de França Ferreira, Lucas Nolasco Fernandes Santos da Silva, Francisco Roney Sousa Paiva, Karla Santa Cruz Coelho

Última alteração: 2022-01-16

Resumo


Os discentesdo curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro Multidisciplinar UFRJ Macaé, realizam uma atividade final para a disciplina Saúde da Comunidade II. Esse trabalho é realizado em duplas ou trios e busca fechar o semestre de trabalho direcionado a compreensão da Epidemiologia. No ano de 2021, o foco desse estudo se deu na análise de dados relacionados à pandemia de COVID-19 nas cidades do entorno de Macaé: as cidades da Baixada Litorânea do estado do Rio de Janeiro. Desse modo, foi solicitado aos discentes da Iniciação Científica de “Epidemiologia e o Cuidado em Saúde”, que auxiliassem os discentes do segundo período na elaboração de notas técnicas utilizando conceitos aprendidos em sala de aula e indicadores epidemiológicos. Desde o início da pandemia, os discentesda Iniciação Científica “Epidemiologia e Cuidado em Saúde” realizam pesquisas no campo de vigilância epidemiológica dos dados de COVID-19 nas cidades da Baixada Litorânea e Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Essas pesquisas subsidiam os gestores e trabalhadores de saúde na tomada de decisão.

Como discentes de Iniciação Científica de “Epidemiologia e o Cuidado em Saúde”, participamos das aulas de saúde coletiva e na orientação dos   trabalhos da pesquisa dos demais discentes da disciplina Saúde da Comunidade II. No primeiro encontro com os alunos, apresentamos os sistemas de informação em saúde. Nossa principal plataforma de análise é o Portal do Registro Civil- Portal da Transparência com os dados de óbitos. Também produzimos uma tabela de própria confecção com os dados divulgados pelos canais oficiais de cada município da Baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro.

Após apresentar as plataformas de análise, orientei junto às professoras da referida disciplina,a elaboração das notas técnicas. Além da análise epidemiológica dos dados, é sempre interessante que seja possível realizar uma correlação com o tipo de economia, forma de trabalho e migração daquela cidade, a fim de contextualizar o município. Por fim, os discentes foram sorteados em duplas e trios para cidades da Baixada Litorânea em 2021 e Norte Fluminense em 2020.

Após a elaboração das notas técnicas, foi realizado Seminário para apresentação para toda a turma Fomossurpreendidas pela qualidade na análise dos dados frente ao fato de que era a primeira construção de nota técnica daqueles discentes. Contudo, o que mais nos chamou atenção foi a maneira como era possível correlacionar os dados obtidos de mortalidade e incidência com a forma de funcionamento da cidade. Quando temos cidades com alto fluxo e conurbadas, vemos equiparação das taxas, assim como há divergências nos dados de cidades com alta concentração de focos de trabalho e cidades consideradas rurais ou cidades dormitório.

A participação no processo de aprendizagem foi muito proveitoso, pois pude trocar experiências da pesquisa que realizo com a discentes da  disciplina que já cursei anteriormente. Essa atividade me permitiu explorar a parte do magistério, pela qual tenho grande apreço. Além disso, colaborou para ampliar meu olhar aos dados fornecidos, que já realizo pesquisas e análises epidemiológica há 2 anos, desde o início da pandemia de COVID19. Novas visões sobre o mesmo tema me permitiram ter uma ampliação das possíveis discussões;