Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A experiência do projeto de extensão Construindo Pontes na migração compulsória presencial – virtual em função da pandemia de COVID-19
Uliana Pontes, Gabrielli Rosa Cantarino, Sarah dos Santos Salve, Susan Viana Curty, Bianca Pinto Silva do Nascimento, Monica Tereza Ribeiro Neto Tavares, Jane de Carlos Santana Capelli

Última alteração: 2021-12-19

Resumo


Apresentação: Em 2020, pouco após completar 10 anos de existência, o projeto de extensão universitária Construindo Pontes, realizado no âmbito da UFRJ-Macaé, enfrentou seu maior desafio: reinventar-se frente à pandemia. As atividades pré-pandemia envolviam eventos presenciais e, principalmente, encontros regulares no Colégio Estadual Luiz Reid-CELR (Macaé-RJ), com estudantes do 3º ano de magistério. As redes sociais do Construindo Pontes tinham papel mais restrito à divulgação da agenda e de compartilhamento eventual de conteúdo sobre representatividade, inclusão social, saúde, ciência e tecnologia, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) que versam sobre saúde e bem estar, educação de qualidade e igualdade de gênero. A migração compulsória para o ambiente virtual de forma exclusiva exigiu reestruturação das ações. Objetivo: relatar o processo de migração presencial – virtual em virtude da pandemia. 
Métodos: estudo descritivo e exploratório, a partir do relato de experiências dos membros do projeto Construindo Pontes. Resultados: De março a junho de 2020, conduzimos uma rede de apoio interna, em reuniões semanais de equipe, para entendermos a realidade e encontrar soluções. As redes sociais foram atualizadas com informações sobre a pandemia e notas sobre trabalhos desenvolvidos na interação extensão-pesquisa.
Entre julho e agosto de 2020, fizemos um intervalo nas publicações. No final de agosto de 2020, implantou-se agenda virtual, no Instagram, com lives sobre temas escolhidos pelo público por meio de votação online. Foi criado também um canal no YouTube.
A consulta aos seguidores das redes contribuiu para mantermos o diálogo aberto, com a segurança de distanciamento social requerida pela pandemia. Ampliou-se o perfil de palestrantes e participantes às 5 regiões brasileiras, em lives sobre empreendedorismo feminino, mulheres na ciência, consciência negra, ensino híbrido e outros assuntos. Fortaleceu-se a publicação regular e mais frequente no Instagram, e a interação com o público pelas redes.
Realizamos entre outubro e novembro de 2020, quatro encontros online quinzenais no colégio, onde debatemos racismo e consciência negra, com a mediação das graduandas da equipe, ampliando olhares para questões sociais. Em 2021, o projeto foi contemplado com uma bolsa PROFAEX UFRJ. Entre março e novembro, realizamos 8 encontros virtuais mensais junto a duas turmas de magistério do colégio, abordando os temas “ciência na sala de aula” e “mulheres na ciência”. Demos continuidade às lives, entre janeiro e março, e a produção de conteúdo nas redes sociais tornou-se diária. As turmas de ensino médio participantes avaliaram positivamente as atividades. Houve discreto aumento de seguidores nas redes e ampliação da equipe executora. Obstáculos encontrados: manter o engajamento nas redes sociais com o passar do tempo, devido à “fadiga do Zoom”, e sobrecarga de conteúdo digital que tornou o ambiente virtual maçante. Conclusões: Mesmo no ambiente virtual, foi possível dar continuidade ao plano de trabalho proposto, mantendo o vínculo com as instituições parceiras e o engajamento com o público das ações..


Palavras-chave: extensão universitária; atividades acadêmicas a distância; integração universidade-sociedade; ciência e sociedade.