Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO COM O ENFOQUE NA FONOAUDIOLOGIA
Eliane Varanda Dadalto, Larissa Helyne Bassan, Aline Pignaton da Silva, Brenda Miranda dos Santos, Eliani Maria Pereira Bayerl, Maria Luiza Pereira de Oliveira, Thais Ariadne Barbosa da Costa, Aline Abreu Roveda

Última alteração: 2021-12-20

Resumo


Apresentação: O envelhecimento populacional associado à dependência emerge como um novo desafio para a saúde pública brasileira, pois, apesar de existirem políticas nacionais voltadas à atenção para a pessoa idosa, na prática os recursos existentes e destinados ao atendimento do idoso são precários e insuficientes, frente ao rápido aumento de indivíduos com essa característica no Brasil. Junto aos desafios do envelhecimento buscam-se novas ações visando prevenir os agravos e obter uma melhor qualidade de vida do idoso em sua totalidade, proporcionando maior independência. Cuidar de si é uma importante prática social. Dessa forma, ações de prevenção e intervenção são essenciais para inserir o idoso neste novo contexto social e tecnológico. No Brasil, as estatísticas apontam que, atualmente, uma em cada dez pessoas no país tem 60 anos de idade ou mais. Este projeto teve por objetivo promover a socialização e o envelhecimento ativo e saudável por meio de atividades que desenvolvessem autonomia e independência e estimulassem as capacidades cognitivas como forma de retardar o aparecimento de déficits que possam comprometer a qualidade de vida dos idosos e seu convívio social.

Desenvolvimento do trabalho:

O projeto promoveu 13 oficinas envolvendo diversas atividades educativas grupais com grau crescente de complexidade, executadas pela coordenadora e por alunos voluntários graduandos do curso de Fonoaudiologia. As atividades foram realizadas na Clínica Escola Interprofissional em Saúde - CEIS - UFES- Laboratório de Saúde Coletiva, às sextas feiras das 9 às 11 horas e em duas Unidades Básicas de Saúde da capital do ES. Todas as atividades foram planejadas com o objetivo de promover a socialização e o envelhecimento ativo e saudável por meio de ações que desenvolvessem autonomia e independência e estimulassem as capacidades cognitivas, como forma de postergar o aparecimento de déficits que possam comprometer a qualidade de vida dos idosos e seu convívio social.

 

Resultados e/ou impactos: Iniciamos as atividades com a aplicação de avaliação rápida de memória, raciocínio, habilidades motoras, atenção, percepção e habilidades executivas, para que ao final tivéssemos balizadores para comparar avanços das habilidades/objetivos. Na comparação do resultado inicial e final foram observados pequenos ganhos não tão significativos em scores numéricos, mas que demostram que as atividades produziram ganhos aos participantes. O maior ganho observado e registrado em depoimentos dos participantes foram os aspectos psicossociais.

 

Considerações finais: Consideramos que alcançamos os objetivos propostos. Os relatos dos participantes em relação ao impacto positivo em suas vidas foram animadores.  Os alunos participantes do projeto de extensão também tiveram ganhos positivos com a ações extensionistas desenvolvidas, tanto na execução como em mudança de olhar sobre a população idosa, proporcionando-lhe voz e vez. A suspensão do projeto em razão da pandemia trouxe um sentimento de frustração, pois interrompeu um fluxo de trabalho alegre e produtivo que gerou muitos aprendizados para todos os envolvidos.