Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Comunicação e Saúde: panorama e desafios
MARIELA PITANGA RAMOS, Gabriel Almeida Torobay, Mayra Scarpi, Jose Guilherme Lirio Pela, Daniel Henrique Rezende de Carvalho

Última alteração: 2021-12-27

Resumo


O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde é um Instituto de Ciência e Tecnologia vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo. É responsável por coordenar políticas de inovação em saúde, a partir da formação e qualificação de profissionais e do desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas cujo objetivo principal é aumentar a eficácia e qualidade dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba.

Dentre os diversos projetos do ICEPI, há o Projeto de Desenvolvimento de Práticas Gerenciais Aplicadas à Inovação em Saúde (PGiS), no qual está inserida a Coordenadoria de Comunicação em Saúde. Criada em junho de 2021, a coordenadoria visa divulgar os projetos e atividades desenvolvidas pela instituição e promover atividades de comunicação voltadas para a promoção da saúde e participação social através dos eixos de relacionamento, design e ensino.

Trata-se de uma pesquisa transversal qualitativa, orientada pela análise dos principais canais de comunicação criados: 1) Identificação dos canais institucionais; 2) Caracterização das tecnologias; 3) Compreensão das perspectivas e ressignificações, por meio de análise de métricas e conteúdos produzidos.

Primeiramente foi feito um trabalho de desenvolvimento da identidade visual e modernização dos canais existentes, além da criação de outros. Atualmente, o ICEPi encontra-se nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Telegram, YouTube e LinkedIn).

Com a gestão e produção de conteúdo foi possível chegar ao segundo lugar no alcance orgânico de buscas no Google. Também foi identificado um aumento de  217,7 mil% no alcance no Facebook (junho a dezembro/2021), aumento de 598,9% no alcance no Instagram (junho a dezembro/2021) e aumento da média de 1.445 para 11.578 visualizações mensais no site (junho a dezembro/2021).

Além disso, foram veiculados releases, gerando destaque para o ICEPi em mídias como jornal impresso, TV e sites com notícias sobre os editais e projetos desenvolvidos.

Para o próximo semestre espera-se trabalhar na modernização do site, no lançamento do podcast “Saúde Capixaba”, na produção de vídeos institucionais sobre os programas e projetos do ICEPi, desenvolvimento de projetos de Design e Inovação em hospitais e unidades de saúde, formação na área de Comunicação e Saúde, além da criação de projetos em parceria com outros institutos como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Fiocruz, por exemplo, e com coletivos de comunicação popular.

A coordenadoria busca, para além de uma comunicação institucional e de assessoria de imprensa, compreender os diferentes contextos populacionais a fim de diminuir o distanciamento dos princípios que organizam as práticas das políticas de saúde: democratização dos processos comunicacionais e dar voz aos usuários do SUS.