Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO PERMANENTE E A CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA USO ADEQUADO DE EPI NA PANDEMIA DA COVID 19
Weverton Silva Florentino, Geilsa Soraia Cavalcante Valente, Carina Corrêa Bonates Campos, Natânia Candeira dos Santos, Elaine Antunes Cortez

Última alteração: 2022-01-29

Resumo


Introdução: Os profissionais da saúde estão expostos a grandes riscos no enfrentamento a COVID-19. Isso ocorre por diversos fatores, dentre os quais estão o uso, não uso e a inadequação no manejo e utilização dos EPI e a situação de estresse emocional, causada pelo elevado número de profissionais infectados e que evoluíram a óbito devido aos agravos de saúde e clínicas decorrentes da COVID-19. Objetivos: Geral: Elaborar e validar junto aos trabalhadores de remoção hospitalar uma tecnologia educacional, por meio de Educação Permanente em Saúde, para o uso adequado de EPIs. Específicos: Identificar quais são os EPIs utilizados pelas equipes de remoções hospitalares; Descrever de que maneira os profissionais que atuam na equipe de remoção, de uma unidade hospitalar, obtiveram conhecimento sobre a utilização de EPIs em tempos de COVID 19; Analisar os fatores que interferem no uso e desuso ou uso inadequado dos EPIs como medida de biossegurança hospitalar em tempos de COVID 19 e possíveis ações educativas que podem ser utilizadas para este fim; Discutir sobre as ações educativas que podem ser utilizadas para reforçar o uso correto de EPI´s pela equipe de remoções hospitalares. Método: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa pesquisa de campo no modelo pesquisa convergente assistencial. O cenário do estudo será o serviço móvel de urgência e emergência do Hospital do Município de Saquarema, denominado de Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, localizado no Estado do Rio de Janeiro. A amostra será composta por prestadores de serviço de saúde de remoções hospitalar municipal. Serão convidados a participar da pesquisa, profissionais realizadores das práticas Atendimento Pré-Hospitalar (Suporte Básico e Avançado), Atendimento em Domicilio, Transferências Inter Hospitalares. Desenvolvimento: Foi realizada oficinas com a Temática de Equipamentos de Proteção Individual com enfase na Paramentação e desparaentação de equipamentos de proteção individual. Inicalmente houve uma apresentação de maneira expositiva sobre a ideação da oficina, bem como explanação dos conteúdos das Normas Regulamentadoras 6 e 32. Ao seguir com a ofinica seu ponto chave dar-se pela realização de denamicas quando a paramentação e desparamentação de equipamento de proteção individual que ocorre por meio do programa Power Point 2013 onde ocorre de maneira remota na oficina, que os participantes sinalizam qual equipamento de proteção deve ser colocado no personagem virtual como um passo-a-passo. Logo em seguida, exibi-se um video de tecnica de higiene e lavagem das mãos produzido pelo autor deste referido trabalho. Ao fim da oficina é realizada a aplicação de um questionário online que trata a respeito da temática. Outro ponto importante da oficina é o levantamento em relação ao tipo de material educativo ou tecnologia educativa que mais se adequa a cada individuo participante da oficina. Sendo este o produto que será elaborado ao fim deste estudo. Resultados esperados: Implementação da Educação permanente em Saúde para as equipes de remoção hospitalar móvel, à medida em que salienta-se a necessidade de proteção para os profissionais de saúde, principalmente em tempo de pandemia.

Palavras-chaves: Equipamento de Proteção Individual, COVID-19, Educação Permanente.