Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A Tenda do conto como ferramenta de cuidado em Saúde Mental no ensino da graduação em enfermagem
Francisco Freitas Gurgel Júnior, Perpétua Alexsandra Araújo, Maria Salete Bessa Jorge

Última alteração: 2022-01-13

Resumo


Apresentação: A enfermagem com o passar dos anos tem buscado cada vez mais integrar-se a outros saberes. Neste sentido, tem-se nas práticas de cuidado uma oportunidade para utilização de ferramentas de apoio no desenvolvimento dos usuários do sistema de saúde, grupos de apoio e alunos da graduação. Dentre estas, tem-se a Tenda do Conto. A mesma é desenvolvida por profissionais de saúde e tem como objetivo oportunizar aos participantes, remeterem as suas histórias vividas, seja de amor, dor ou alegrias, socializando em grupo e desta forma possibilitando a troca de vivências do passado, produzindo e resignificando sua história atual visando o aprimoramento do cuidado em saúde mental. A tenda além de ser reflexiva consegue fortalecer vínculos entre profissionais e estudantes fazendo com que o cuidar do outro no trabalho em equipe seja cada vez mais fortalecido. Desenvolvimento: Relatar a experiência da utilização da Tenda do Conto como ferramenta de cuidado em Saúde Mental na graduação acadêmica. Trata-se de um relato de experiência surgido a partir de uma vivência na docência em uma instituição de ensino superior na Zona Norte do Ceará, em agosto de 2021 por via síncrona com a utilização de tecnologias virtuais (Google Meet). A vivência tratou-se de um momento reservado para prática da tenda do conto, elaborado pelos docentes, monitores e com discentes do sétimo semestre na disciplina enfermagem em saúde mental. O momento foi marcado por alunos de diferentes idades onde utilizou-se de objetos pessoais representativos para relatar suas histórias de vida, dor e amor. Resultados: No começo da ação, ao abordar os participantes, percebeu-se uma interação de grande valia em um determinado grupo, em detrimento do outro, uma vez que participantes mais retraídos pela timidez de falar algo sobre sua vida pessoal, já que a Tenda traz um envolvimento real dos acontecimentos. Entretanto, observou-se que é necessário o compromisso e seriedade dos integrantes para se obter o significado positivo da prática. O ambiente virtual, não foi empecilho para se desenvolver a ação, notou-se uma boa relação entre os participantes através de uma abordagem descontraída, incentivando-os a interagirem. No seu desenvolver, percebeu-se que os envolvidos conseguiram externalizar seus sentimentos, de forma mais interativa, tendo empatia com a história do outro, onde grandes emoções foram surgindo com as fotos, objetos e as histórias contadas. Considerações Finais: Conclui-se que o diálogo, a escuta, o afeto e empatia pode aproximar pessoas mesmo no ambiente acadêmico. O relato das histórias de vida de cada aluno, viu-se que mesmo após seis semestres de graduação vivenciados juntos, muitos ainda não se conheciam. Neste sentido, pontua-se a necessidade da existência de momentos com interação e cuidado em Saúde Mental, proporcionando aos alunos experienciar algo diferenciado para além do conteúdo curricular ofertado.  Cabe salientar que a experiência vivida em sala de aula poderá ser replicada na comunidade, ampliando e unindo a sabedoria popular ao conhecimento científico, tornando uma prática terapêutica através da narrativa, fortalecendo assim sua prática cada vez mais qualificada em todo o seu campo de atuação.