Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO PARA GESTÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Francisco Freitas Gurgel Júnior, Perpétua Alexsandra Araújo, Maria Salete Bessa Jorge

Última alteração: 2022-02-05

Resumo


Apresentação: O atual modelo de gestão permeia uma fase de transformação, de mudanças, de conscientização e, principalmente, de um processo de educação em saúde para a população e para os profissionais, que compõem o cenário atual, tais mudanças são advindas de experiências direcionadas a ampliar e democratizar instituições de saúde, que por sua vez impulsionaram para a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, como a descentralização do poder, a instalação de Conselhos e conferências de Saúde, com o intuito de alterar o funcionamento democrático do Estado Desenvolvimento: Analisar a partir da produção cientifica, as ações do enfermeiro em educação permanente na gestão dos serviços de saúde. Tratou-se de estudo exploratório descritivo, do tipo revisão integrativa de literatura que é um método que tem como finalidade sintetizar resultados obtidos em pesquisas sobre um tema ou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente. Resultados: Tem-se que em uma pesquisa realizada em um Hospital público de São Paulo considera a Educação Permanente em Saúde (EPS) como busca pessoal, dependente de metas e constantes aprimoramentos, no contexto pessoal, profissional ou social. Trata-se de crescimento individual, que gera mudanças nas práticas, por meio de interações com o meio, promovendo transformação e aquisição de novos saberes. Apesar das diferenças conceituais entre educação em serviço, Educação Continuada (EC) e EPS, todas dizem respeito à continuidade do processo educativo, as quais auxiliam o enfermeiro no processo de gestão do trabalho em saúde. A implementação da EPS nos serviços hospitalares pode contar com um aliado estratégico, o profissional enfermeiro, no que se pode observar como sendo o principal articulador e desencadeador de ações educativas nos serviços de enfermagem, por desenvolver, na sua formação, competências inerentes à função de educador. Ainda, pressupõe que precisa estar em constante busca de mecanismos e estratégias que possam nortear e subsidiar as suas práticas, para melhorar o atendimento aos usuários, bem como, o processo de trabalho da enfermagem nos serviços. É imprescindível que esses enfermeiros articulem modos de propiciar a inclusão do processo educativo no cotidiano dos profissionais de enfermagem. Nesse caso, alguns estudos trazem como estratégia de ensino a que estimula a participação dos profissionais como discussão em grupo, oficinas de trabalho, aula expositiva com discussão e aulas práticas como possibilidades para desenvolver EPS promovendo o encontro entre os profissionais. Considerações Finais: Através do levantamento da literatura científica neste estudo, foi possível apreender os objetivos propostos e identificar que a gestão em enfermagem deve ser permeada pelo processo de EPS, pois ele atualiza, qualifica, capacita e reciclam saberes e práticas do profissional de enfermagem, causando impacto na qualidade dos serviços prestados aos usuários, sujeitos desse cuidado e no ambiente de trabalho dos profissionais.