Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: contribuições na formação de enfermeiros para a Estratégia Saúde da Família
Jaira Gonçalves Trigueiro, Geanne Maria Costa Torres, Marcelo Viana da Costa, Ednaiane Priscila de Andrade Amorim, Mariana Vale Francelino Sampaio, José Maria Ximenes Guimarães

Última alteração: 2022-01-03

Resumo


A integração ensino-serviço-comunidade favorece mudanças no cuidado à saúde, no processo de trabalho e no incentivo a adesão de projetos que estimulam o encontro entre os profissionais dos serviços, docentes e comunidade, ancorando-se em saberes próprios que se casam e se dialogam para possibilitar o compartilhamento de experiências e vivências, conhecimento e resoluções em serviço, fundamentais para um novo pensar, agir e atuar na saúde. Esta articulação prima pela qualidade da atenção à saúde, a qualidade da formação do profissional e ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para melhor atuar nos territórios da Estratégia Saúde da Família, imbuídos por um trabalho que instiga a interdisciplinaridade e a intersetorialidade. Para isto, torna-se essencial se apropriar do processo de educação permanente em saúde que possibilita o aprimoramento contínuo de novos saberes, fundamental para provocar mudanças nos processos de trabalho na área da saúde. Posto isso, objetiva-se analisar as contribuições da integração ensino-serviço-comunidade na formação de enfermeiros para a Estratégia Saúde da Família. Dessa forma, trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como desenho o estudo de caso, sendo realizada no Curso de Graduação em Enfermagem e na Estratégia Saúde da Família de um Município localizado no Nordeste brasileiro. Participaram da pesquisa 28 sujeitos representantes da gestão, do serviço, do ensino e da comunidade. Para a coleta de dados, utilizaram-se a entrevista semiestruturada e o grupo focal, sendo explorados com base na análise de conteúdo, modalidade temática, numa perspectiva analítico-crítica, proposta por Minayo. A integração ensino-serviço-comunidade surge como um espaço promissor para qualificar a aprendizagem em saúde dos enfermeiros, permitindo a construção de conhecimentos e saberes alinhados à prática, ao mundo do trabalho. Depreende-se uma relação ensinante-aprendente à luz de uma formação em saúde, motivando-os para o saber/fazer buscando dirimir as dúvidas que surgem fora dos muros da Instituição formadora com vistas a agregar mais conhecimentos e habilidades para modificar a realidade, com novos significados e estratégias potentes capazes de avaliar e transformar o trabalho na saúde, enquanto futuros profissionais de enfermagem. A inserção no campo de prática, aplicando o que, na teoria, aprendeu na Universidade, e vendo como acontece a prática cotidiana no cenário da Estratégia Saúde da Família induz ao pensar/fazer próximo da realidade dos cuidados em saúde e das necessidades dos usuários. Aproximando-se a teoria à prática, materializa-se a capacidade de aprender fazendo, fortalecendo a formação e a atuação nos serviços, trazendo melhorias na qualidade do cuidado e interferindo positivamente nas condições de saúde da população. É neste processo de democratização dos espaços onde se desenvolve a capacidade de aprender e de ensinar para contribuir na transformação do processo de trabalho em saúde. Neste percurso, ressalta-se a importância da instituição de formação, com o seu aspecto político e ideológico de transformação das práticas.