Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PANDEMIA DA COVID-19: MAPEAMENTO DAS AÇÕES DE MOVIMENTOS POPULARES
Caio Oliveira da Silva, Ana Paula Massadar Morel

Última alteração: 2022-01-21

Resumo


O presente estudo pretende fazer uma análise sobre a importância das ações de Educação Popular para o enfrentamento da pandemia do coronavírus pela classe trabalhadora periférica no Brasil. Esse período pandêmico evidenciou as desigualdades sociais e impactou mais negativamente a vida da classe trabalhadora. Além disso, seguindo uma perspectiva de Educação Sanitária, as medidas propostas pelos órgãos de saúde, como o distanciamento social, a higienização das mãos e a utilização de máscaras, ainda que sejam fundamentais para o enfrentamento da pandemia, acabam por, muitas vezes, desconsiderar o contexto social, econômico, cultural, político e histórico das classes populares. Em contrapartida, surgem movimentos populares, baseados em uma perspectiva de Educação Popular em Saúde, que vão buscar um diálogo horizontal com as camadas periféricas da sociedade ao invés de impor medidas, comportamentos e hábitos descontextualizados de suas realidades. Nesse sentido, foi realizado um mapeamento, via internet, dos movimentos populares durante a pandemia, a fim de localizar e compreender como essas organizações estão se articulando em meio a esse momento. Através deste levantamento, foram encontrados 51 movimentos populares espalhados em 14 estados no país. Tal pesquisa mostrou que as propostas de saúde promovidas pelo Estado, ainda estão distantes das camadas populares e que existe uma preocupação dessas organizações em dialogar diretamente com a população acerca da problemática que envolve o coronavírus. Tais ações não surgem com a intenção de substituir as ações do Estado, mas sim alcançar aqueles que não foram abrangidos por elas e, muitas vezes, fortalecer as próprias ações do Sistema Único de Saúde (SUS). Por fim, a partir desse levantamento, propomos uma reflexão acerca de uma proposta de Educação Popular em Saúde que considere as subjetividades dos sujeitos para realizar um trabalho social, humanitário e educativo que seja, de fato, popular.