Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
INTERFACES ENTRE FORMAÇÃO, PRÁTICAS E SABERES EXPERIENCIAIS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Andressa Ambrosino Pinto, Donizete Vago Daher, Hércules Rigoni Bossato, Karla Santa Cruz Coelho, Carine Neves Silvestrini, Maria Fernanda Muniz Ferrari, Maria Helena Araujo, Davidson Eduardo de Carvalho

Última alteração: 2022-01-21

Resumo


Apresentação: Os Agentes Comunitários de Saúdes (ACSs), são trabalhadores que surgiram a partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Garantem, no Brasil, a sustentabilidade do modelo de assistência público e universal. Logo, deveriam receber formação e capacitação, para realizarem suas práticas como educadores, cuidadores e mediadores na Atenção Primária à Saúde. Todavia, o atual desinvestimento subvaloriza os processos formativos e vincula as práticas a ações exclusivamente técnicas. A formação por qual devem passar os ACSs, envolvem o Curso Introdutório, Capacitações, Educação Permanente (EP) e o Curso Técnico de ACS (CTACS). Na atualidade, as práticas estão cada vez mais limitadas aos espaços das ESF, como apreende-se na última publicação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Objetivo: Analisar as interfaces entre formação e práticas de ACSs. Método do Estudo: Proposta de projeto de tese de abordagem qualitativa, cujo cenário são unidades de ESF e os participantes serão ACSs que atuam há mais de um ano e que aceitarem participar livremente, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados será documental e por meio de questionário e de World Café. A análise será de conteúdo. Resultados e/ ou impactos: A importância do ACS como um trabalhador singular no SUS é defendida como norte para a resolutividade da ESF. Neste sentido, há necessidade de realização de formação e capacitações comprometidas com o SUS. Entretanto, a realidade é de escassas capacitações, desarticuladas, pontuais, com cunho exclusivamente técnico-instrumental e centradas no modelo biomédico-curativista. Desenha-se o caminho neste projeto de tese de Doutoramento, que abrangerá: Formação e práticas de ACSs: entre alinhavos e tessituras. Considerações Finais: Este conjunto de reflexões, que propõe o dado projeto de tese, traz à discussão as interfaces entre formação, saberes experienciais e práticas de ACSs, possibilitando apreender as fortalezas e fragilidades no cotidiano de formação e da práxis destes profissionais.