Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Importância das Atividades de uma Liga Acadêmica para Desenvolvimento Profissional de Estudantes de Enfermagem: Relato de Experiência
Maria Helena Oliveira Maia, Pedro de Oliveira Nogueira, Rodrigues Ferreira de Souza

Última alteração: 2022-01-07

Resumo


Apresentação

Durante o período da graduação, é comum o ingresso de discentes em ligas acadêmicas com temáticas específicas a fim de aprimorar seus conhecimentos em áreas de interesse pessoal. Haja vista, uma liga sobre aleitamento materno visa compartilhar informações entre os ligantes a respeito da importância desta prática e a atuação profissional na orientação as mulheres que amamentam, desenvolvendo um relacionamento interpessoal, buscando identificar experiências prévias, mitos, crenças e medos das mulheres, com a finalidade de evidenciar os benefícios e possíveis restrições da amamentação às mulheres e lactentes. Portanto, o objetivo deste relato é enfatizar a importância dessas atividades extracurriculares na construção de um perfil científico.

Desenvolvimento

Trate-se de um relato de experiência sobre a execução de um minicurso ministrado por quatro acadêmicos de enfermagem, para outros estudantes de enfermagem de diferentes períodos, referente a programação de uma jornada científica realizada por uma liga acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior privada localizada em Manaus-Amazonas, no mês de novembro de 2021.

Resultados

Foi delimitado o tema do minicurso usando como base uma caderneta do ministério da saúde brasileiro, a partir disso, foram realizadas pesquisas bibliográficas a fim de apropriar-se da temática, preparação de material de demonstração, verificação do público alvo e ensaios de preparação objetivando uma apresentação com maior aproveitamento para os ouvintes. Logo, no início da apresentação notou-se um comportamento introspectivo do público, que gradativamente converteu-se em interação com perguntas e colocações complementares por parte dos próprios ouvintes, contribuindo no compartilhamento e boa adesão de informações. Além disso, observou-se bom domínio dos ligantes quanto ao tema proposto, devido a organização prévia do minicurso. Vale ressaltar, que aos palestrantes e ouvintes, foi disponibilizado ao término do evento um certificado de participação.

Considerações Finais

Portanto, a partir desta vivência, observou-se os impactos positivos na aprendizagem no que tange a absorção e compreensão desse tema, contribuindo na própria formação profissional e de terceiros, por meio de práticas educativas em saúde que objetivam uma atuação profissional futura mais assertiva e alinhada aos conhecimentos científicos. Ademais, o dinamismo da atividade favoreceu o trabalho em equipe, auxiliando na formação de profissionais mais autônomos.