Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO A DEMANDA ESPONTÂNEA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
RAFAELA MEIRELLES RAVANI, Scheyla Fraga Ferreira Rauta

Última alteração: 2021-12-21

Resumo


Apresentação: Diariamente na rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) os profissionais se deparam com os atendimentos não agendados, onde o cidadão busca o serviço para obter uma resposta para seu problema, seja através de uma informação, na urgência/emergência ou para agendar uma consulta. Diante desse quadro é necessário que a UBS tenha profissionais qualificados para esse acolhimento. O enfermeiro tem um papel fundamental, através da consulta de enfermagem, fundamentada na lei do exercício profissional nº 7498/86, onde nesses atendimentos ele tem autonomia para realizar algumas intervenções e fazer os encaminhamentos necessários. Desenvolvimento do trabalho: Relato de experiência sobre a consulta do enfermeiro no atendimento à demanda espontânea, com objetivo de descrever como esse tipo de atendimento melhorou o acesso da população à Unidade de Saúde. Há nove meses, foi implantado na UBS de Santa Bárbara - Cariacica- ES, o atendimento à população por livre demanda, pelo enfermeiro, sendo ofertado:  consulta de enfermagem, resultados de exames, testes rápidos de IST`S, COVID-19, gravidez, além de esclarecimentos e orientações sobre uso de medicações, entrega e recebimento de materiais para exames, prescrição de medicamentos conforme protocolo local, dentre outros. Resultados: Os efeitos percebidos após a implantação da demanda espontânea, foi o fortalecimento de vínculo entre a população e a UBS, acessibilidade da comunidade aos serviços ofertados, escuta qualificada e humanizada, equidade e integralidade na assistência e fortalecimento da autonomia do sujeito. Resultados esses identificados pela fala dos cidadãos durante os atendimentos, pela diminuição das reclamações no canal da ouvidoria do município, e pelo próprio reconhecimento do munícipe em relação ao atendimento realizado, sendo demonstrado pela utilização do serviço e incentivando a outros usuários. Considerações finais: constatamos que a demanda realizada pelo enfermeiro, veio para auxiliar no atendimento à população e ampliar a capacidade de resposta do serviço aos inúmeros problemas da população daquele território e sua satisfação ao ter seu problema acolhido com os devidos encaminhamentos necessários.