Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2021-12-20
Resumo
INTRODUÇÃO: O Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos conta com estrutura educacional pautada em objetivos como, formar especialistas no atendimento a pacientes em cuidados paliativos, desenvolvendo competências em cuidado, gestão, educação em saúde e investigação em saúde, com visão humanizada, crítica e reflexiva, sob perspectiva interprofissional e dos princípios do Sistema Único de Saúde e Política Nacional de Humanização. Para tanto, utiliza metodologias de construção de conhecimento, atitudes e práticas possibilitando a reflexão sobre o fazer profissional e cuidado integral, para o residente desenvolver o trabalho em equipe cooperativo, interdisciplinar e ético, interagindo com as necessidades e aspectos socioculturais dos usuários. Nesse sentido, apresenta-se a intervenção proposta por grupo de residentes, no contexto da unidade de ensino, gestão e cuidados coletivos, contemplando a problemática da implementação da assistência paliativista, mediada pela familiarização com os processos de diagnóstico situacional e planejamento estratégico, em hospital, do sul do estado do Espírito Santo. OBJETIVO: Descrever a experiência de residentes na elaboração e implementação de projeto aplicativo. METODOLOGIA: Trata-se de relato de experiência de residentes em Cuidados Paliativos, acerca do desenvolvimento em 2020/2021, de Projeto Aplicativo implementado durante residência. RESULTADOS: A intervenção sucedeu incorporando desde as fases iniciais, o compromisso com a educação permanente da equipe, o aperfeiçoamento do processo de trabalho, os resultados e impactos esperados para cada situação de risco em saúde, além dos aspectos de avaliação e monitoramento. O itinerário metodológico incluiu oito oficinas de trabalho, resultando na construção do diagnóstico situacional, matriz de priorização de problemas e atores sociais, além da ferramenta árvore explicativa dos problemas que conduziu o grupo na identificação dos “nós críticos”, os quais fundamentaram todo plano de ação, viabilidade, monitoramento e avaliação, sobretudo permitiram a integração de ações, serviços e políticas de saúde, garantindo a construção da integralidade no atendimento ao paciente em cuidados paliativos, melhoria da qualidade de vida, bem como promoveram atuação do residente em ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde dos usuários. As atividades propostas e implementadas ampliaram o acesso humanizado e integral dos pacientes em cuidados paliativos mediada por atividades compreendendo, “café paliativo integrativo”, “mural cantinho paliativo”, programa mensal em rádio local: “prosa paliativa”, reunião transdisciplinar, “hoodle paliativo”, “cartilha informativa de cuidados paliativos”, criação e atualização de protocolos institucionais e o plano de cuidados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os processos educacionais aplicados junto as seis residentes, sendo Assistente Social, Farmacêutica, Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicóloga e Enfermeira, buscaram aproximação crítica do profissional com a realidade, a reflexão sobre problemas que geram curiosidades e desafios, disponibilização de recursos para pesquisar problemas e soluções, identificação e implementação das soluções mais adequadas à cada situação. Assim, a experiência vivenciada na residência constituiu importante elemento para ampliar o escopo dos cuidados paliativos dentro do entendimento da Organização Mundial de Saúde, como abordagem para melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida, por meio da prevenção, alívio do sofrimento, identificação precoce, correta avaliação e tratamento da dor e outros problemas, físicos, psicossociais e espirituais.