Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Intervenções em educação ambiental e descarte correto de resíduos sólidos: experiências de estudantes de medicina.
Lucas Campos Fanchiotti, Yasmin Bianchi Pianca Lima, Luisa Brito Porto, Vitoria Amaral Rocha, Annabelle de Fatima Modesto Vargas

Última alteração: 2022-01-07

Resumo


As estratégias educativas utilizadas na Atenção Primária à Saúde (APS) sobre o descarte e destino correto de resíduos sólidos são fundamentais para a promoção da saúde e empoderamento dos usuários do SUS. Além disso, possibilitam a dupla conscientização de profissionais e usuários para as correlações entre saúde e meio ambiente. O objetivo deste trabalho é relatar as ações desenvolvidas no eixo Integração Ensino-Serviço-Comunidade (IESC) sobre educação e descarte correto de resíduos sólidos, analisando seus impactos na comunidade e Estratégia Saúde da Família (ESF).

A aplicação prática de inserção do aluno no ambiente da Unidade Básica de Saúde (UBS) e território adscrito, dá-se mediante o módulo de IESC, através da territorialização e por meio da análise de Determinantes Sociais de Saúde (DSS). Possibilita-se, assim, ações em saúde que compreendam levantamento de hipóteses, e propostas de soluções aos desafios encontrados. Em dada oportunidade, acadêmicos do curso de medicina desenvolveram uma ação voltada para a conscientização do descarte adequado de resíduos sólidos. Por meio desta, foram expostas situações demonstrativas, além de levantar soluções junto aos profissionais de saúde, com ênfase nas agentes comunitárias, de forma a incentivar uma execução contínua do que foi exposto. Em seguida, foram discutidas ações secundárias em conjunto com entidades privadas e com a prefeitura, como a instalação de ecoponto em parceria com a empresa de fornecimento de energia, com o objetivo de incentivar a coleta seletiva por meio de descontos na fatura de energia elétrica. Além disso, foi proposto o exercício de ações na escola localizada na comunidade.

A ação em saúde realizada na UBS no início do curso proporcionou uma experiência prática aos alunos, com troca mútua de informações e de aprendizado. O objetivo principal que baseava-se na conscientização a respeito do descarte correto de resíduos sólidos foi atingido. A prática da territorialização, com o respectivo mapeamento, mostrou-se essencial para reconhecimento dos DSS e melhor planejamento de ações a partir do perfil epidemiológico.

Conclui-se que a ação de educação em saúde sobre o descarte correto de resíduos sólidos é uma ferramenta essencial para a conscientização e melhoria da saúde da comunidade, além de ser indispensável para a formação médica, no que diz respeito a APS. Pois incentiva a população a participar de forma ativa na promoção à saúde e proporciona aos acadêmicos a colaboração neste processo.