Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
AURICULOTERAPIA NO BEM-ESTAR DO COLABORADOR EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19
Nanci Vaquero

Última alteração: 2022-01-20

Resumo


Apresentação: Com o novo cenário ao enfrentamento da Covid-19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Palmas, observou-se que os profissionais da saúde estavam fragilizados física, mental e emocionalmente. Dentre os principais motivos estão o aumento da demanda de trabalho por crescimento da procura do serviço pelos usuários sintomáticos respiratórios, sobrecarga de trabalho devido ao afastamento de colaboradores Covid-19 positivos, perda de entes queridos para a doença, dois colaboradores Covid-19 positivos ficaram internados na UTI, medo de contaminar seus familiares, isolamento social (muitos profissionais deixaram de ver seus familiares para que não os contaminassem) e incerteza do futuro (A pandemia vai acabar quando? Ainda estarei empregado? Se eu me contaminar vai ter vaga no hospital?). O objetivo deste trabalho é de proporcionar mais bem-estar aos colaboradores da UBS Jardim das Palmas, durante a pandemia de Covid-19.

Desenvolvimento do trabalho: Pensando no bem-estar do colaborador, em julho de 2020, a farmacêutica se dispôs a realizar auriculoterapia nos profissionais, já que esta técnica trata sinais e sintomas comuns em diferentes patologias, atuando no âmbito físico, mental e emocional. Foi criado um questionário de avaliação das queixas, nível de estresse e intensidade das dores que sente no corpo. Este teste foi aplicado antes e depois das sessões de auriculoterapia. A ação foi divulgada por meio de convite e os interessados realizaram a inscrição, respeitando a escala de trabalho, de forma que não prejudicasse o andamento do setor. Ao todo foram atendidos 17 colaboradores (enfermeiro, agente comunitário de saúde, técnico de farmácia, auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, segurança e assistente administrativo). As sessões duraram 15 minutos, ocorrendo uma vez por semana, totalizando 4 sessões.

Resultados e/ou impactos: Durante as sessões todos os colaboradores relataram melhora das dores, sendo que para alguns foi parcial (53%) e outros total (29%). Os colaboradores sentiram-se mais relaxados, dispostos e menos queixosos.

Após esta primeira experiência de sucesso, a ação teve continuidade e foi expandida para os pacientes, iniciando os atendimentos em março de 2021. Desde então, a procura vem aumentando e já foram realizadas 221 sessões, proporcionando bem-estar para os mais fragilizados.

Considerações finais: Este trabalho descreveu os efeitos positivos das sessões de auriculoterapia sobre o bem-estar e saúde mental dos colaboradores de uma UBS da cidade de São Paulo, durante a pandemia de Covid-19. Como foi percebido que a auriculoterapia trouxe benefícios físicos, mentais e emocionais para os participantes das sessões, constatou-se, também, as potencialidades da inserção de práticas integrativas e complementares (PICs) nas rotinas de trabalho.