Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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RELATO DE EXPERIÊNCIA NA TUTORIA PARA IMPLANTAÇÃO DO FAST TRACK NAS UPAS FRENTE A PANDEMIA
Salua Ilza Andrade

Última alteração: 2021-12-22

Resumo


Este estudo busca apresentar a experiência de implantar o Lean Helthcare nas UPAs, utilizando da estruturação de um Fluxo Rápido (Fast Track), com o objetivo de reduzir o tempo médio de permanência do paciente no ambiente de urgência e emergência mesmo frente ao cenário de sobrecarga do sistema de saúde, resultado do surgimento da Pandemia da doença Covid-19, causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2. Destacando a importância da tutoria para implantação do Fast Track nos equipamentos, para os colaboradores das UPAs e para o sucesso do projeto. O Projeto Lean nas UPAs trata-se da Reestruturação e implantação da Humanização no Fluxo de Atendimento de Pacientes em UPAS 24h. Com iniciativa do Ministério da Saúde e Fundo Nacional de Saúde, executado em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para otimização do fluxo de pacientes de 50 UPAs, distribuídas em regiões estratégicas a partir da classificação de risco. O Lean Heathcare é uma filosofia que possui ferramentas capazes de contribuir para a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos, eliminando etapas não essenciais e sem valor agregado, com o intuito de simplificar e enxugar as etapas do processo, melhorar a qualidade e entender as necessidades do cliente através do uso disciplinado de fatos, dados e analise estatísticas empregados na estrutura DMAIC. O passo a passo para a implantação do Fast Track se deu através do treinamento em equipe para Humanização no Acolhimento e Classificação de Risco, aplicação de POP (Procedimento Operacional Padrão) na classificação de risco e reorganização do fluxo de pacientes, separando os pacientes de baixa complexidade para o atendimento rápido, separando os pacientes com sintomas gripais, monitorando o tempo de permanência no atendimento. Utilizando de gestão visual para orientar o fluxo de pacientes onde se destacou o uso das ferramentas como Diagrama de espaguete, SIPOC, VSM, Matriz 2x2, Mapeamento de Processos. Com êxito e o emprego das ferramentas do Lean e Six Sigma foi possível definir, mensurar, analisar e identificar causas geradoras de problemas e oportunidades de melhoria, capacitando as equipes a desenvolver soluções e criar estratégias e respostas as rápidas às mudanças causadas pela pandemia no ambiente, com objetivo de minimizar as filas de espera e a superlotação, com base no tratamento humanizado, mantendo a segurança e a qualidade do cuidado.Palavras Chave: Lean Heathcare; Fast Track;  Ferramentas da qualidade; UPA; Pandemia Covid-19.