Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS DE MELHORIA CONTÍNUA (KAIZEN) NAS UPAS 24H
Gabriel Nascimento Santos, Maria Helena Teixeira Da Silva, Stephanie D`Amato Nascimento, Robisom Damasceno Calado

Última alteração: 2021-12-27

Resumo


No final de 2019, a Universidade Federal Fluminense (UFF) firmou parceria com o Ministério da Saúde (MS) para realização de ações voltadas para a melhoria do atendimentonas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h). Trata-se do Projeto Lean nas UPAs cujo objetivo foi a otimização do fluxo de pacientes em 50 UPAs de diversas regiões do Brasil,utilizando para tal as ferramentas e métodos da abordagem Lean Healthcare, como por exemplo o fast track, o DMAIC, o 5S e o 5W2H. Como forma de evidenciar e descrever as melhorias implementadas através do projeto, foram criados formulários de Práticas nas UPAs, baseados na metodologia A3. Assim como no formulário A3, são apresentadas informações como Antes e Depois (Fotos), Descrição da Oportunidade de Melhoria, Objetivo da Melhoria, e Know-how (conhecimento) Desenvolvido. Assim, o objetivo deste resumo é apresentar uma síntese sobre a experiência de aplicação dessas Práticas nas UPAs e seus principais resultados. A construção de tais formulários ocorreu durante o período de Abril a Agosto de 2020, através de visitas técnicas onde a equipe de melhoria das UPAs foi instruída pela Equipe da UFF a descrever as Práticas implementadas. Tais Práticas influenciaram namelhoria contínua trazendo vantagens para o ambiente de trabalho, seja na organização do ambiente, seja na padronização, ou na gestão visual. Como resultado da experiência de aplicação das Práticas nas UPAs foram relatadas 677 Práticas. Estas, foram categorizadas com relação aos desperdícios Lean eliminados, setores e unidades de aplicação. As ações de Melhoria Contínua (Kaizen) contribuíram para a eliminação de 824 desperdícios, sendo os mais relatados: Não Utilização do Talento Humano, com 220 reports (27%); Defeitos 210(25%); Movimentação 158 (19%) e Espera 120 (14%). Ao todo, 56 setores foram abrangidos como cenário para a aplicação das ações de melhoria. Como conclusão, temos que a utilização dessa ferramenta trouxe impactos positivos para as 50 UPAs, proporcionando um banco de melhorias que pode agora ser replicado entre as unidades e fornecendo um modelo para implementação e desenvolvimento de melhorias em Unidades de Saúde.