Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Desperdícios Lean em 50 Unidades de Pronto Atendimento, Brasil: Uma análise do padrão de distribuição e concentração
Luis Enrique Valdiviezo Viera, Pamella Tavares José Ramos, Robisom Damasceno Calado

Última alteração: 2021-12-17

Resumo


As Unidades de Pronto Atendimento, UPAs 24 horas, são parte fundamental do sistema de saúde brasileiro, sustentadas em uma política nacional de atenção às urgências promovida pelo Ministério da Saúde. A definição de uma rede física de unidades de saúde de urgência pelo Brasil foi possibilitada por iniciativas de regulamentação das estruturas físicas e organizacionais promovidas durante os anos de 2009 a 2011. Nesse sentido, com a Portaria nº 2.648, de 7 de novembro de 2011 do Ministério da Saúde estabeleceram-se as diretrizes para a implantação do Componente Unidade de Pronto-atendimento. Deste modo, garante-se que as UPAs apresentem condições físicas e organizacionais mínimas para atender adequadamente as urgências e diminuir, consequentemente, as aglomerações nos prontos-socorros dos hospitais. Então, é pertinente levantar as seguintes questões: é plausível que as UPAs apresentem desempenhos similares? É possível a identificação de padrões de desempenho que permitam uma gestão mais eficiente?

O objetivo deste artigo é identificar a existência de padrões de distribuição e de concentração dos oito desperdícios caracterizados pela filosofia Lean observados em 50 Unidades de Pronto Atendimento. E, desse modo identificar o tipo de desperdício com maior probabilidade de ocorrência, e consequentemente reduzir ou eliminar ineficiências na gestão ou operação das UPAs.

Este estudo utiliza uma base de dados construída durante as visitas de diagnóstico a 50 UPAs, como parte das atividades realizadas no âmbito da execução do Projeto de Reestruturação Implantação da Humanização no Fluxo de atendimento de Pacientes em UPAS – 24 horas, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense, UFF, em parceria com o Ministério de Saúde. A identificação de padrões de dispersão e concentração dos desperdícios Lean pelas UPAs, utiliza métodos estatísticos, como teste de hipóteses, e técnicas de análise espacial de atividades econômicas.

Os principais resultados mostraram que UPAs do mesmo tipo apresentam padrões de concentração e distribuição similares dos desperdícios. Esta constatação também é observada quando se analisam as UPAs organizadas por regiões. Os desperdícios Lean “superprodução”, “esperando” e “transporte” são os tipos de desperdícios com significativa participação que transcende, comparativamente, aos outros tipos de desperdício. O tipo de desperdício Lean “esperando” apresenta um padrão de distribuição pelas UPAs similar ao total de desperdícios.

Os resultados deste trabalho fornecem um subsídio às atividades de gestão das Unidades de Pronto atendimento, possibilitando melhorias no desempenho mediante a identificação, redução e até eliminação de desperdícios.