Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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REVISTA LEAN NAS UPAS: UM PRODUTO PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Aline Rangel de Oliveira, Ana Paula Barbosa Sobral, Robisom Damasceno Calado

Última alteração: 2022-01-07

Resumo


A Revista Lean nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) é um produto fruto do Projeto Reestruturação Implementação da Humanização no Fluxo de Atendimento de pacientes em UPAs 24h, o qual foi criado com intuito de disseminar o conhecimento a todos os envolvidos no projeto, desde estudantes até os profissionais de saúde. Durante o projeto foram aplicados diferentes métodos e ferramentas Lean Healthcare em 50 UPAs, que resultaram em mais de 600 práticas. Nesse sentido, o objetivo da Revista é compartilhar tais métodos e ferramentas de uma forma simples, com textos curtos e imagens, de forma a facilitar a compreensão e estimular os profissionais de saúde a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos. Atualmente, a Revista conta com onze fascículos com temas diversos. Ademais, para construção dos fascículos são divididos temas abordados pelo Lean para todos os pesquisadores escreverem em forma de resumo respondendo tais perguntas: “O quê?”, “Para quê?”, “Como?” e “Onde?”. A partir disso a equipe de comunicação e divulgação, juntamente com os professores responsáveis por cada fascículo revisa o material e edita-o no formato da revista. A integração da Revista com os profissionais de saúde é feita a partir das Lives, sendo feita a divulgação do fascículo correspondente com o mês para que eles tenham conhecimento do material e saibam como acessá-lo. Esse acesso é simples, sendo feito pelo site do laboratório de pesquisa, onde também é possível encontrar outros produtos do projeto. Com relação aos temas, a primeira revista explica sobre a construção do projeto, na qual foi utilizado os oitos passos da gestão de mudanças desenvolvida por John Kotter. A segunda revista aborda sobre o Pensamento A3, o ciclo de PDCA e as Boas Práticas nas UPAs, sendo possível baixar os modelos do formulário de Boas Práticas e do A3. A terceira expõe sobre a ferramenta 5S, apresentando detalhadamente todas as etapas que são divididas de acordo com cada senso. A quarta apresenta sobre a relação da metodologia Lean com a Política Nacional de Humanização (PNH), tendo a intersecção do respeito às pessoas. Na quinta revista é abordado sobre o Lean Healthcare, incluindo os 8 desperdícios adaptados aos cuidados de saúde, os 5 princípios do Lean, e Trabalho Padronizado. A sexta publicação retrata sobre Fluxo puxado e sequenciamento de atendimento ao paciente. A sétima contém sobre o Fast Track nas UPAs, o qual é caracterizado por processar pequenas atividades primeiro, realizando um atendimento de triagem ou classificação verde mais rápido. A oitava apresenta sobre as 7 ferramentas da qualidade, com exemplos de processos hospitalares. Na nona aborda-se sobre a Análise do Modos de Falha e Efeitos na Saúde (HFMEA) que é uma técnica usada para reduzir os erros e melhorar a segurança do paciente. A décima fala a respeito do VSM (Mapeamento de Fluxo de Valor), mostrando o passo a passo para construção do mapa de modo a facilitar sua utilização. A última aborda em relação ao Monitoramento de atendimento do paciente com uso do Power Bi, trazendo exemplo do controle nas UPAs de Florianópolis.