Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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BOAS PRÁTICAS DAS UPAS NA PALMA DA MÃO
Guilherme dos Santos Silva, Robisom Damasceno Calado, Stephanie D`Amato Nascimento, Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto

Última alteração: 2022-01-24

Resumo


Viu-se na saúde pública um desafio para o pensamento Lean de criar valor, eliminando desperdícios e melhorando o atendimento - assim como aconteceu com as indústrias que adaptaram o Lean à sua forma de gerência. O Projeto Lean nas UPAs 24h, um projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil, em sua atuação e proposta, desenvolveu em sua primeira etapa, 677 práticas de melhoria contínua (kaizen) nas unidades beneficiadas, trazendo o aperfeiçoamento dos processos e das rotinas de trabalho e cuidado na Saúde. As práticas eram a princípio organizadas e gerenciadas em planilhas, cujo acesso e pesquisa ficavam restritos pelo próprio meio. Em pouco tempo, notou-se que algumas práticas começaram a ser compartilhadas por UPAs dos mesmos municípios, destacando que a replicação destas trazia benefícios para o aumento da qualidade de serviços nas UPAs, tornando-se também benéfico para o Projeto como um todo. Com o objetivo de socializar as Práticas de maneira sistemática e facilitada, fomentando o compartilhamento e mantendo o controle das práticas mais replicadas, surgiu o Aplicativo de Práticas nas UPAs. Com a existente preocupação de tornar o acesso tão simples quanto possível, optou-se pelo desenvolvimento de uma aplicação web (WebApp) para, assim, eliminar a necessidade de downloads e garantir acesso rápido através de outros meios, como smartphones e tablets. Tínhamos como requisitos: garantir acesso rápido a todas as práticas desenvolvidas a um usuário autorizado; a capacidade de filtrar as práticas através de ferramenta de pesquisa com diversos parâmetros; eliminar a necessidade do uso de planilhas e permitir a adição de novas práticas pelo aplicativo; e, através do uso de ferramentas gráficas, permitir a análise dos dados atuais. Como conclusão, temos que o ambiente permite que os dados e experiências exitosas possam ser compartilhadas, socializadas, analisadas, avaliadas e replicadas em UPAs que necessitem de maior otimização em seus processos e com isso possam aumentar seus níveis de qualidade de serviço e cuidado ao paciente.