Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A abordagem cognitiva-comportamental do paciente tabagista conjunta ao atendimento odontológico - uma extensão do cuidado
Amanda Assunção da Cunha, Margareth Machado

Última alteração: 2021-12-20

Resumo


Os tabagistas são o grande alvo de doenças limitantes e com altos índices de fatalidade. Por este fato, o tabagismo passou a ser considerado um grande problema de saúde pública, assim como as consequências associadas que incluem infarto agudo do miocárdio, doenças respiratórias crônicas, cânceres que afetam a boca, laringe, pulmões, problemas bucais como a periodontite entre outros. A temática relativa ao tabagismo tem sido por anos, fonte de ações estratégias na atenção primária. Neste contexto, o Programa Nacional de controle do Tabagismo foi implementado com o intuito de auxiliar e acompanhar pacientes tabagistas no processo de cessação do hábito. O Sistema Único de Saúde (SUS) através desse programa oferece ao fumante brasileiro um tratamento adequado, com metodologia baseada em evidências científicas. Para atuação em campo, frente a problemática do tabagismo é desejável a participação multiprofissional afim de contemplar a integralidade do atendimento e expandir a área de atuação dos profissionais da saúde.

O programa de tabagismo no município de Vargem Alta é sediado no Centro de Especialidades Médicas (CEM) que se localiza no bairro central da cidade. As consultas de tabagismo são realizadas por uma profissional enfermeira, a qual também é coordenadora do programa. Através da avaliação durante o processo de trabalho diário, é visto que há a necessidade de expansão da equipe e descentralização das ações de forma a alcançar pacientes tabagistas que possuem limitações relevantes de acesso, assim como complementar as ações de saúde com outras áreas temáticas. Neste contexto, a Unidade de Saúde sediada no distrito de Belém foi o local de escolha para este plano de intervenção, por motivos de distanciamento da região central, relevante número de tabagistas e interesse da equipe de saúde bucal para o planejamento e desenvolvimento das ações. A Unidade Básica de Saúde de Belém, faz parte das 8 Unidades de Saúde da cidade de Vargem Alta, as quais são geridas por 8 equipes de ESF. A unidade de Belém conta com 5 pontos de apoio, e é considerada a mais distante da região central, o que pode culminar na dificuldade de acessar os serviços centralizados, uma vez que há carência de transporte público. Reconhecendo a problemática da região, e com a finalidade de melhorar o acesso à população, este presente projeto teve por objetivo central elaborar e aplicar um plano de intervenção com o intuito de estender as ações do Programa de Tabagismo para a Unidade Básica de Saúde de Belém, e neste sentido controlar o tabagismo e seus aspectos associados, articulando a ação ao atendimento odontológico, como também tem por finalidade incluir a equipe de Saúde Bucal nas ações do Programa de Tabagismo.

A atividade está sendo desenvolvida pela equipe de saúde bucal, cirurgiã-dentista ESF, e auxiliar de saúde bucal ESF, com apoio da Coordenação de Tabagismo Municipal. O desenvolvimento do projeto e a aplicabilidade do mesmo foi autorizado pelas Coordenações de Atenção Primária, Coordenação de Tabagismo e Coordenação de Odontologia vigente. A articulação e organização do projeto iniciou no final de novembro de 2021 e tem progressão contínua enquanto perdurarem as condições para a realização do mesmo. Para a execução da presente proposta foi realizada a capacitação da profissional cirurgiã-dentista que irá atuar na extensão das ações na Unidade de Saúde de Belém pela coordenação do Programa de Tabagismo em reuniões programadas no mês de dezembro, assim como a pesquisa em bases de dados científicas e documentos emitidos pelas Entidades Públicas de Saúde. Concomitantemente foi feita a captação inicial dos pacientes tabagistas interessados em participar do programa por meio das Agentes Comunitárias da Saúde nas microrregiões atendidas pela Unidade de Saúde de Belém. A busca ativa desses pacientes será contínua, também se estendendo a encaminhamentos de outros profissionais, em consultas odontológicas de rotina e por procura pelo próprio paciente. As ações in locu estão programadas para as semanas finais do mês de dezembro e terão prosseguimento por prazo indeterminado, pois o intuito é implementar o atendimento de forma contínua. Serão realizadas consultas de acompanhamento onde serão seguidos os protocolos municipais vigentes, e ações que incluem: informar a comunidade tabagista acerca dos riscos à saúde relativos ao tabaco, identificação do grau de dependência dos usuários, sensibilização dos tabagistas quanto ao abandono do tabaco, auxilio ao tabagismo no processo de cessação do tabaco por meio de recursos adicionais, com o uso de medicamento, e acompanhamento dos pacientes e encaminhamentos necessários. As atividades serão desenvolvidas a partir de ferramentas que incluem os manuais dos participantes a serem trabalhados em cada consulta de acompanhamento, panfletos, recursos audiovisuais, além dos recursos terapêuticos como os adesivos transdérmicos. As consultas serão individuais integradas às consultas odontológicas, onde a abordagem comportamental relativa à cessação do tabaco será trabalhada, assim como será ofertado o atendimento odontológico de rotina, que incluem atividades de promoção, prevenção e reabilitação em saúde bucal. Temáticas pertinentes a saúde bucal e tabagismo, como câncer de boca e doença periodontal serão de relevante abordagem. As reuniões em grupos serão realizadas caso haja disponibilidade dos sujeitos e quantitativo de pacientes para tal realização. O projeto contará com a supervisão da coordenação municipal de tabagismo e eventualmente com auxílio médico quando necessário os casos de intervenção médica.

Os resultados esperados para esta ação englobam os aspectos relativos à obtenção de conhecimento do tema pelos profissionais envolvidos; oferta de suporte teórico, cognitivo-comportamental e medicamentoso necessários à redução gradual do número de tabagistas; ações integradas ao atendimento odontológico e voltadas para a cessação do uso de tabaco e afins; maior integração da equipe de saúde bucal às ações multidisciplinares no âmbito da atenção básica, assim como a expansão dessa estratégia para as demais unidades básicas de saúde do município de Vargem Alta.

É importante considerar que a cessação do uso do tabaco pode favorecer a saúde da população tabagista. O êxito desse projeto de intervenção está atrelado à conscientização da população, e envolve setores governamentais e não governamentais. A realização permitirá maior integração da equipe de saúde bucal nas ações estratégicas na atenção primária permeando um novo mecanismo de atendimento que associa a abordagem cognitiva-comportamental do paciente tabagista conjunta ao atendimento odontológico. Ainda, é importante salientar que esse projeto de intervenção poderá ser replicável nas demais localidades municipais e possibilita a inclusão de pacientes que antes não eram participantes pela questão da acessibilidade local.