Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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COVID-19 E O ENSINO REMOTO: IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DE DISCENTES NO ENSINO SUPERIOR
Leonardo Vieira Floriano, Nicolly Oliveira Cunha, Ana Carolina Sanches Zeferino, Sandra Amaral Chaves, José Souza Ramos

Última alteração: 2021-12-20

Resumo


A pandemia da doença Covid-19, causada pelo vírus SARS-Cov-2, propaga-se cada vez mais de forma avassaladora, consequentemente, trazendo inúmeros desafios para sociedade. Em relação a retomada das atividades presenciais, medidas de isolamento social foram adotadas por toda nação a fim de frear a transmissão do vírus. No Brasil, através do Ministério da Educação têm sido publicados normatizações sobre a substituição das atividades presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação pandêmica. Logo, foi necessário que as instituições de nível superior e seus docentes criassem estratégias de operacionalização do ensino na modalidade à distância, de modo a prover um ensino inovador. Diante de tal cenário, os estudantes se expõem a pressões para cumprir as demandas das instituições, o que eleva o risco de adoecimento, principalmente relacionado à saúde mental. Objetivou-se neste estudo discutir sobre os efeitos na saúde mental em estudantes universitários brasileiros frente a atual crise sanitária. Trata-se de uma revisão de literatura realizada nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Utilizaram-se, na busca de artigos, os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “saúde mental”, “pandemia”, “educação superior”, “discentes” e “Covid-19”. Foram aplicados os filtros: Artigos publicados no período de 2020 até novembro de 2021 em inglês ou português. Selecionou-se 1.542 artigos que foram submetidos aos critérios de elegibilidade. Foram escolhidos 27 artigos. Os resultados referentes à saúde mental dos estudantes universitários indicam aspectos sobre a presença de transtornos psiquiátricos relacionados à situação da pandemia, tais como: depressão, ansiedade, e estresse póstraumático. Identificou-se relatos de testes de triagem diagnóstica, que apontou para excesso de atividades para os estudantes, dificuldade de interação discente e docente, problemas relacionados à infraestrutura para o acesso a internet, que também contribuem para o agravamento de problemas que afetam a saúde mental dos universitários nas variações presencial e on-line. A leitura dos artigos selecionados provocou reflexões acerca das dificuldades enfrentadas pelos discentes, principalmente relacionadas à falta de qualificação técnica por parte dos docentes no ensino na modalidade à distância, com a presença de imprecisões acerca do futuro sobre o aprendizado em razão dessas mudanças. Submetidos a uma carga emocional que deflagra nos discentes danos à saúde mental. Sugere-se ampliar pesquisas sobre os efeitos da pandemia relacionados à saúde mental dos estudantes universitários, e pesquisas sobre a eficácia das medidas preventivas adotadas perante a crises sanitárias. Palavras-chaves: Saúde mental, pandemia, discentes, ensino remoto, adaptabilidade e imprecisão