Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Educação Permanente como Estratégia Educativa de uma Equipe de Enfermagem do Centro de Material e Esterilização de um Hospital Federal no Município do Rio de Janeiro
Valéria Ornellas

Última alteração: 2022-01-10

Resumo


Introdução: O presente trabalho versa a respeito do Centro de Material e Esterilização (CME), sendo este um setor que compreende atividades simples e complexas com a finalidade de atender os demais setores do hospital, provendo materiais e insumos utilizados no atendimento aos pacientes da unidade em condições seguras de uso.¹ Trata-se de um setor que vem sendo influenciado por avanços tecnológicos e indicadores da qualidade dos processos, fazendo-se necessário, trabalhadores que acompanhem essas mudanças, tornando-se capazes, subsidiados por valores políticos, culturais e éticos. Com este propósito será desenvolvido um estudo que tem como objetivos: Propor um produto educacional que auxilie a Educação Permanente em saúde (EPS) em um Centro de Material e Esterilização de um Hospital Federal no Município do Rio de Janeiro. Além de descrever as rotinas de trabalho existentes da unidade; Propor atualizações das rotinas de trabalho se necessário; Compreender a percepção dos colaboradores acerca de seu papel no setor; Construir um material didático que promova e facilite a troca de conhecimento entre os colaboradores. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa.  Os participantes da pesquisa serão os Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem que atenderão aos critérios preestabelecidos para inclusão da pesquisa. Será utilizado um roteiro de entrevista do tipo semiestruturada. Os dados colhidos no campo serão agrupados de acordo com a técnica de organização de dados proposta por Laurence Bardin. Resultados esperados: Este estudo visa contribuir na melhoria dos processos de esterilização das CME’s em unidades de saúde, assim como apresentar uma proposta metodológica construída a partir do produto que será construído junto com os participantes. Pretende-se ainda, acrescentar aos meios acadêmicos, preenchendo as lacunas de conhecimento, tornando-se em outra fonte de estudo.

Palavra-Chave:

Referências:  Centro de material e esterilização; Educação continuada; Educação Permanente; Esterilização.


1. Brasil. Resolução da diretoria colegiada- RDC Nº 15, de 15 de março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências.