Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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MUDANÇAS NA ABORDAGEM E TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM ARACRUZ-ES: COMO OS PACIENTES TÊM RECEBIDO A NOVA FORMA DE TRABALHO DO PROGRAMA QUALIFICA APS
Letícia Fadini Butcovsky, Ana Paula Larrochely Camata Fabris, João Gilberto Correia Chagas

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


Apresentação: Com a implementação do programa Qualifica-APS no município de Aracruz, alguns profissionais se uniram as equipes de estratégia de saúde da família com uma abordagem mais humanizada e com conteúdos diferentes. Os pacientes possuíam carências diversas tanto em diálogo e receptividade, quanto em mais dinamismo e assertividade. Portanto, o objetivo do trabalho consiste em coleta de relatos de pacientes que presenciaram a implementação dos novos profissionais na unidade de saúde, com a intenção de pesquisar a respeito da percepção de melhorias no atendimento, quando relacionados ao atendimento que antes acontecia nas unidades. Os profissionais participam de uma qualificação com diversos assuntos acerca da história do SUS, da abordagem a diversos grupos e tipos de pacientes, manejo, empatia, formas de acolher e amparar os grupos, dentre outros assuntos. Desenvolvimento do trabalho: o trabalho consistiu em questionários a pacientes que concordaram em assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, concordando com a pesquisa, e que tivessem capacidade de responder questionário por escrito. Os questionários foram aplicados a pacientes de três unidades de saúde do município, onde atuam os novos profissionais a aproximadamente 2 anos. As perguntas do questionário eram escalas de satisfação e de possíveis detalhes relevantes sobre o atendimento. Resultados e/ou impactos: na maioria dos casos os pacientes citaram melhorias no acolhimento, explicações do tratamento, de suas etapas; melhorias no acesso ao serviço e mais facilidade em obter a vaga. Além disso, o movimento aumentou, devido à satisfação do atendimento recebido. Considerações finais: o programa mostrou-se ser bem aceito pelos pacientes.