Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ADOLESCER: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE SEXUALIDADE COM ADOLESCENTES DE ESCOLA PÚBLICA
Gustavo Hugo de Souza Faria, Gabriel Borba Rodrigues da Silva, Eduardo Henrique Ribeiro da Silva, Juliene do Nascimento Souza da Silva, Maria Letícia Morais Silva, Karla Sofia Coelho Cavalcante, Claudia Regina de Andrade Arrais Rosa

Última alteração: 2022-01-10

Resumo


Apresentação: A adolescência é uma fase de alterações fisiológicas, anatômicas e psicológicas percebidas em ambos os sexos. Contudo, a mudança comportamental que naturalmente ocorre é negligenciada e tratada como tabu. Além disso, há uma carência de informações adequadas sobre sexo seguro, sobretudo em escolas periféricas no interior do Maranhão, fato associado às maiores taxas de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência. Objetivo: Promover a educação sexual e reprodutiva para adolescentes do Ensino Médio no Centro de Ensino Amaral Raposo em Imperatriz- MA. Desenvolvimento do trabalho: A ação foi realizada com 53 alunos no pátio de uma escola pública, respeitando todas as normas de isolamento social contra COVID-19. Inicialmente, foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos. Logo em seguida, discutiu-se temáticas como: o que é a sexualidade; como realizar a higienização correta da genitália; como identificar as principais ISTs; como utilizar métodos contraceptivos; como utilizar o preservativo. Cabe ressaltar que foram realizadas dinâmicas em que se narrava uma história de uma adolescente na sua primeira relação sexual, para que os adolescentes pudessem ajudar nos questionamentos comuns da primeira relação, como: necessidade de uso de preservativo; sexo e menstruação; gravidez na adolescência; aborto; possíveis IST’s. Resultados e/ou impactos: Destaca-se as dúvidas que os alunos tinham “Por que o anticoncepcional previne gravidez e não ISTs?”; “Tem algum risco de engravidar com sexo anal? “Corrimento vaginal é normal?”. Por ultimo, foi realizado uma nova aplicação do questionário para identificação do conhecimento adquirido durante a palestra. Além disso, ao aplicar o questionário no final da palestra observou-se a melhora no conhecimento sobre sexo seguro, higienização, noção de anticoncepcionais e IST’s. Considerações finais: Fica evidente que a ação atingiu de forma positiva e construtiva a maioria do público alvo, trouxe um diferencial através das dinâmicas apresentadas, construindo conhecimentos sobre educação sexual saudável em uma escola no interior de um estado onde as taxas de IST’s e gravidez na adolescência são alarmantes.