Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
“Cuidar do outro é também cuidar de mim”: uma análise sobre a percepção de autocuidado dos profissionais residentes
Alessandra Luiza de Oliveira, Cássia de Andrade Araújo, Camila da Soledade Urquiza Lins, Juliana da Silva Pinho, Sthefany Severo de Souza, Tamara dos Santos Oliveira, Gyovanna Hyamonna Gomes de França

Última alteração: 2021-12-22

Resumo


Apresentação:

No contexto de pandemia por Covid-19, assim como outras epidemias que já ocorreram, é comum o surgimento e agravamento de implicações que geram sofrimento mental entre a população. Referente a esta conjuntura, o projeto “Cuidar do outro é também cuidar de mim” foi desenvolvido entre março de 2020 a março de 2021 pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Fiocruz Brasília com intuito de ofertar suporte psicossocial para residentes multiprofissionais das unidades Fiocruz (DF e BA.), que atuam em campos de prática relacionados ao enfrentamento da pandemia de COVID-19.

O presente relato buscou refletir sobre as dimensões subjetivas da percepção sobre o autocuidado daqueles que cuidam, a partir do projeto e da música, ambos intitulados “Cuidar do outro é também cuidar de mim”. A música que inspirou o nome do projeto surgiu em abril de 2020 e foi composta por uma enfermeira residente do já referido programa de residência.

Desenvolvimento do trabalho:

A iniciativa consistiu em duas abordagens principais, uma coletiva e outra individual. A abordagem coletiva constituiu-se na organização de seis grupos terapêuticos on-line com uso da ferramenta WhatsApp. Nos grupos foram pactuadas regras de convivência e rodas de conversas virtuais com foco no estímulo ao cuidado integral em saúde, trabalhando os aspectos físico, mental e emocional, permitindo expressões através da fala, fotografias, desenhos, músicas, dentre outros meios de expressão que fizessem sentido ao cuidado de si.

Além dessa ação coletiva, eram realizadas ainda intervenções psicossociais de caráter on-line individual junto aos residentes participantes dos grupos tutoriais que solicitaram esta modalidade de atendimento e apoio. Sendo feito por uma equipe multiprofissional composta por profissionais residentes da enfermagem, psicologia e serviço social.

O projeto realizou ação coletiva em grupos on-line com aproximadamente 120 profissionais residentes, e, destes, 11 solicitaram acompanhamento individual que ocorreram semanalmente ao longo do projeto.

Resultados e/ou impactos:

A temática do autocuidado, expressa no projeto e na canção, elabora o “lugar do cuidador", em que os profissionais de saúde estão inseridos. Lugar, este, demasiadamente intensificado em um contexto de pandemia, onde o esforço, a busca e as orientações estão voltadas ao cuidado do outro. Considerando as vulnerabilidades psíquicas, sociais e biológicas enfrentadas, tem-se observado a ocorrência de sofrimento, adoecimento e afastamentos entre os profissionais por questões de saúde. Nesta perspectiva, se faz necessário apontar o lugar de “sujeito a ser cuidado”, pois o reforço ao autocuidado daqueles que cuidam, fator este intrínseco e relevante, trará benefícios à saúde do trabalhador que impactam positivamente na qualidade da assistência e do cuidado com o outro.

Considerações finais;

A experiência nos move a entender como o projeto repercutiu na percepção dos profissionais residentes sobre o autocuidado e o cuidado com o outro. Portanto entende-se que o projeto teve relevância para o aprofundamento nos estudos quanto à saúde mental de profissionais de saúde, além dos estudos quanto à saúde mental no contexto de uma pandemia.