Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Medicina na rua: um olhar ampliado
MARIELA PITANGA RAMOS, Brunela Pitanga Ramos Madureira, Marlon Ramos Rosado Machado, Mariana de Oliveira Macabú, Sarah Equer Bobbio, Juliana Duarte Geller, Leticia Rangel Furtado, Arthur Gonzalez Brioschi

Última alteração: 2021-12-21

Resumo


O Projeto surgiu, durante a pandemia da Covid-19, pela dificuldade de acesso da população vivendo em situação de rua às orientações e intervenções em saúde. A preocupação com essa parcela da população é devido à vulnerabilidade e susceptibilidade a problemas de saúde.

Em parceira com o Consultório na rua, do município de Vitória/ES, e com a Pastoral do Povo de rua, o Projeto se propõe a oferecer atenção integral à saúde para esse grupo populacional, ofertando atendimento médico especializado e atendimento odontológico nos diversos graus de complexidade. A oferta de atendimento médico acontece nas seguintes especialidades: dermatologia, ginecologia, neurologia, endocrinologia, psiquiatria, pediatria, medicina clínica com ênfase nadependência química e medicina de família e comunidade. Também é ofertado atendimento odontológico.

Mensalmente são ofertados atendimentos médico e odontológico pelos integrantes do Projeto, com seguimento subsequente do consultório na rua e retornos às consultas caso haja necessidade. Nesse dia os pacientes também realizam teste rápido para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e vacinações que estejam em atraso. A identificação da demanda e o convite às pessoas em situação de rua é feito pelo Consultório na rua/PMV e pela Pastoral do povo de rua, com transporte disponibilizado por ambos até à Unidade de Saúde de Andorinhas, onde é realizada a ação. O projeto trabalha com a perspectiva de que o processo saúde-doença extrapola o campo biológico, envolvendo o processo vinculado à história de vida do indivíduo, da sua família e da sociedade. Por isso, os integrantes estão preparados para uma escuta ativa e qualificada, com a criação de uma proposta terapêutica individualizada para os problemas desse paciente que, no momento, está em situação de vulnerabilidade e com seus vínculos familiares e sociais fragilizados ou interrompidos.

Até o momento, aconteceram 4 ações e foram realizadas 35 consultas médica e odontológica. Nosso objetivo é o atendimento integral das pessoas consultadas, para isso o mesmo paciente pode passar por mais de um especialista no mesmo dia, conforme a sua necessidade, com consultas, procedimentos, testes rápidos e vacinação.

O Projeto espera criar um vínculo com esse grupo de pessoas, para contribuir na atenção integral à saúde, com vistas à melhoria das suas condições de vida. Como é um Projeto de Extensão, estruturado no tripé universitário de extensão, ensino e pesquisa, pretendemos que os alunos do curso de Medicina participem de atividades direcionadas a pessoas que, nesse momento, por uma série de circunstâncias, acabam sendo privadas dos seus direitos civis, políticos, sociais e econômicos, e que com isso estejam dispostos a entender a saúde como um dispositivo social e habilitados a compreender a importância de os profissionais estarem dispostos a escutar, desenvolver a empatia para se dispor a tratar e cuidar de pessoas considerando sua história, suas necessidades e também os aspectos subjetivos.