Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A UTILIZAÇÃO DO TOYOTA KATA NAS UPAS 24H: UMA BASE PARA A MELHORIA CONTÍNUA
Gislayne Vieira Borges, Luis Fernando Torres, Luiza Heringer Vieira, Robisom Damasceno Calado

Última alteração: 2021-12-20

Resumo


O uso da filosofia Lean no contexto da saúde (Lean Healthcare) tem apresentado resultados importantes e satisfatórios. A utilização de um método holístico para esforços de melhoria que contemple processos e padrões de comportamento para definição de metas estrategicamente alinhadas, resolução de problemas, coaching, gerenciamento e treinamento apresentam-se como necessário em um ambiente que busca a implantação do Lean Healthcare. Neste sentido, o Toyota Kata é um método comprovado e altamente bem-sucedido de melhoria contínua em toda a organização, pois possui características específicas no que tange o alinhamento desde o nível estratégico até o nível operacional e o envolvimento dos funcionários através de desafios comuns. Desta forma, através de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso, a identificação da forma adequada e sustentável de implantação do Toyota Kata nas UPAs 24h, bem como a contextualização das mesmas, se torna uma oportunidade de melhorar os serviços com participação dos colaboradores. No que tange à metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho os autores a classificam de caráter indutivo (quanto aos métodos amplos), pesquisa bibliográfica e estudo de caso (quanto à estratégia de pesquisa), e com abordagens qualitativa e quantitativa. A implantação do Toyota Kata nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs 24h) objetiva, como resultado macro, fomentar a mudança na cultura organizacional das Unidades (que é uma característica típica da filosofia Lean), voltada à eventos e ciclos de melhoria contínua. O Toyota Kata quando aplicado em sua essência é um mecanismo de melhoria contínua eficaz. Um melhor desempenho em indicadores relevantes como tempo médio de permanência dos pacientes na Unidade, melhorias no ambiente de trabalho e otimização de tarefas, através de um ciclo contínuo de melhorias, operacionalizado por equipes treinadas e supervisionadas se apresentam como resultados deste artigo. Considera-se ainda a utilização de relatórios A3 no ambiente de Unidades de Pronto Atendimento para o gerenciamento e o monitoramento destas melhorias como fundamental para garantia deste ciclo contínuo de melhoria idealizado no Toyota Kata. Para os autores deste trabalho a contribuição do mesmo reside na utilização de um sistema de gerenciamento de ciclos de melhorias Lean que suporta uma jornada Lean em unidades de pronto atendimento.


Palavras-chave: Toyota Kata, Lean Healthcare, Cultura Lean, Melhoria contínua