Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
IDENTIFICAÇÃO DE INTERVENÇÕES PARA PROMOÇÃO DA ADESÃO À INSULINA
Matheus Veras Martins, Andressa Teoli Nunciaroni, Rafaela Batista dos Santos Pedrosa

Última alteração: 2022-01-03

Resumo


A Atenção Primária à Saúde (APS) é ponto preferencial da Rede de Atenção à Saúde para o seguimento longitudinal da pessoa com Diabetes Mellitus (DM). Em relação ao tratamento medicamentoso, a insulina é indicada tanto para portadores do DM tipo I quanto  para aqueles com DM tipo II. A equipe multidisciplinar precisa estar atenta ao comportamento de adesão do usuário, nesse sentido, pessoas em insulinoterapia necessitam de acompanhamento continuado, uma vez que,  apenas administrar a dose correta de insulina não representa a totalidade do comportamento da adesão, havendo necessidade de avaliar também a adoção dos cuidados necessários que envolvem essa ação. Considerando o contexto apresentado, o objetivo deste trabalho  foi identificar as intervenções utilizadas pelos profissionais de saúde para aumentar a adesão à insulina entre pacientes com diabetes.

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada em seis etapas. A questão norteadora estabelecida através da estratégia PICO, foi “Quais as intervenções utilizadas para aumentar a adesão à insulina entre pacientes com Diabetes Mellitus?”. As buscas ocorreram no período de junho a julho de 2021 nas bases de dados:  SCOPUS; PubMed/MEDLINE; SciELO; LILACS, utilizando os seguintes descritores  “Diabetes Mellitus”, “Insulin”, “Medication Adherence” e a palavra-chave “Intervention” como um descritor não controlado.  Os critérios de inclusão foram artigos experimentais e quase-experimentais, publicados no período de 2011 a 2021, que avaliaram a adesão à insulina em unidades de saúde, disponíveis na íntegra nos idiomas português, inglês ou espanhol, sem restrição de local de realização. Foram excluídos estudos transversais, publicações documentais, revisões e diretrizes clínicas; estudos com foco na adesão à insulina intravenosa devido às especificidades de sua indicação clínica.

O corpus desta revisão foi de  20 artigos científicos. Os estudos refletem a importância do acompanhamento interdisciplinar e multiprofissional da pessoa em uso da insulina. Os resultados apontam para a necessidade de comunicação efetiva entre os profissionais de saúde, visto que, por meio da troca de saberes se constroem intervenções holísticas para o usuário e sua família. As intervenções que envolviam ações de educação em saúde prevaleceram nos artigos. Foram identificadas intervenções coletivas e individuais. As coletivas, permanecem impactando positivamente na adesão ao tratamento e, as  intervenções individuais propiciaram a elaboração de planos de cuidados terapêuticos específicos. Em relação aos locais de desenvolvimento dos estudos, apenas duas foram realizadas em unidades de APS, esse fato, se sobressai visto que em geral na APS que é realizado o acompanhamento do DM. Também observou-se que intervenções com o uso da tecnologia podem beneficiar a adesão  dos usuários.

A presente revisão integrativa da literatura, identificou intervenções que aumentaram a adesão à insulina, as quais apresentaram resultados positivos no tratamento do DM e consequentemente no controle glicêmico do usuário. Ressalta-se que essas intervenções podem ser desenvolvidas nos diferentes cenários de atenção à saúde, tanto em consultas individuais, em atendimentos domiciliares e em atividades coletivas. Este estudo reuniu as evidências e poderá contribuir para a implementação das intervenções em diferentes cenários de atenção à saúde.