Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A importância da Liga acadêmica na formação do estudante de Enfermagem: um relato de experiência
Gabrielle Maria Silva Gomes, Katiusse Rezende Alves, Tayane Naraiane de Freitas, Caroline de Freitas Silva, Lara Lelis Dias, Anne Maria Carneiro Zuin, Eduarda de Paula Mendes, Renata Oliveira Caetano

Última alteração: 2022-01-03

Resumo


Apresentação: A formação acadêmica é um processo contínuo e o estudante de graduação de Enfermagem, a fim de desenvolver as competências profissionais conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), pode agregar um diferencial em sua formação profissional por meio de atividades extracurriculares. Nesse âmbito, as ligas acadêmicas adentram a realidade estudantil como uma opção de acesso ao conhecimento científico, à atividades de pesquisa e de extensão de forma integrada e abrangente. A participação em ligas acadêmicas proporciona um contato mais estreito com temáticas específicas, que despertam maior interesse dos estudantes, e uma proximidade maior com a prática clínica e profissional do enfermeiro. Assim, objetiva-se relatar a experiência vivenciada na Liga de Anatomia Clínica da Enfermagem (LACEN) do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desenvolvimento: Desde o primeiro período na graduação são apresentados aos discentes de Enfermagem da UFV as ligas acadêmicas formadas no curso. A participação nas mesmas é fundamental, tanto para a formação inicial quanto para o desenvolver do sentimento de pertencimento. Ao longo da graduação, as ligas acadêmicas viabilizam o acesso a uma diversidade de assuntos e informações científicas que agregam à formação profissional, pois ampliam o conhecimento adquirido pelo aluno. Além disso, elas abrem espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo através de atividades como reuniões e grupos de estudo, em que, além de propiciar o embasamento teórico, favorece o trabalho em equipe. Cabe destacar que as ligas acadêmicas são estruturadas nos pilares do ensino, pesquisa e extensão, dessa forma permitem o compartilhamento do conhecimento científico com a comunidade universitária e a população em geral através de palestras, minicursos, atendimentos de saúde, entre outros, minimizando o distanciamento entre o mundo universitário e a sociedade como um todo. Resultados: as ligas acadêmicas contribuem para a construção do conhecimento do estudante de Enfermagem, bem como favorecem a integração teórico-prática e o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, elementos fundamentais na formação acadêmica do estudante de Enfermagem. A LACEN, da mesma forma, proporciona a associação da teoria com a prática ao realizar atividades com temáticas voltadas para o conhecimento da anatomia em si, e também relacionadas ao exercício da Enfermagem. Dentre essas atividades podem ser citadas as reuniões científicas que acontecem regularmente ao longo dos períodos letivos. Diversas temáticas são discutidas como meningite, infarto agudo do miocárdio, obstrução de vias aéreas, enfocando conceitos, morfologia, fisiopatologia, sintomatologias e estratégias de prevenção e promoção da saúde. Considerações finais: Conclui-se que as ligas acadêmicas ampliam o espaço de busca pelo conhecimento para os discentes de Enfermagem da UFV, e além disso, trazem consigo novas informações que se somam às bagagens teóricas adquiridas ao longo da graduação. Ademais, favorecem não apenas a formação profissional, mas também buscam estimular os estudantes a se tornarem cidadãos responsáveis, críticos e ativos.