Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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A importância da prática em campo durante a formação acadêmica de Enfermagem: um relato de experiência
Última alteração: 2022-01-03
Resumo
Apresentação: No decorrer da graduação de Enfermagem o discente defronta-se com muitas teorias que necessitam ser relacionadas com a prática. As aulas em campo possuem o propósito de integrar e aperfeiçoar o conhecimento teórico adquirido nas disciplinas com as experiências em instituições de saúde, possibilitando o contato com casos e histórias reais. Objetiva-se relatar a experiência vivenciada por uma acadêmica de Enfermagem no âmbito hospitalar, durante as aulas práticas da disciplina de Habilidades em Enfermagem I da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desenvolvimento: Em razão da pandemia causada pelo Sars-CoV-2, a UFV proporcionou a continuidade ao ensino de maneira remota, dessa forma, a disciplina Habilidades em Enfermagem I teve a sua parte teórica desmembrada da prática. Com o retorno das atividades letivas de forma híbrida, no início do mês de novembro de 2021, pôde-se realizar as aulas em campo na ala masculina de um hospital de ensino. Foi possível conhecer a infraestrutura local e ter uma aproximação com um ambiente de exercício profissional. As aulas práticas contaram com o acompanhamento constante de um docente e o objetivo era realizar as duas primeiras etapas do Processo de Enfermagem, compreendendo a coleta de dados e o diagnóstico de enfermagem. Ao final de cada aula de campo, a docente e os demais discentes se reuniam em grupo para discutir os casos clínicos, visando correlacionar os dados coletados na anamnese e no exame físico com as condições clínicas apresentadas pelos pacientes e com os diagnósticos de Enfermagem. Ademais, o grupo abordava os cuidados singulares a cada caso e eram feitos os registros necessários. Resultados: A Enfermagem é uma profissão que demanda do profissional enfermeiro o desenvolvimento de competências no que se refere ao conhecimento científico, à habilidades teórico-práticas e à atitudes profissionais éticas. A integração entre teoria e prática, mostra-se fundamental para a aquisição e aprimoramento de tais competências. Desse modo, no decorrer das aulas práticas da disciplina, foi possível desenvolver o pensamento crítico e o julgamento clínico, a postura ético-profissional, bem como habilidades práticas necessárias às duas primeiras etapas do processo de Enfermagem e o vínculo entre acadêmico, cliente e equipe de Enfermagem da unidade hospitalar. Ainda, a presença do docente assegurou o esclarecimento de dúvidas, fortaleceu a autonomia dos alunos e possibilitou o estabelecimento de relações dialógicas entre ensino e aprendizagem. Além disso, a discussão dos casos clínicos em grupo possibilitou o compartilhamento de experiências e de conhecimento. Considerações finais: Fica evidente, portanto, que a prática em campo é uma ferramenta metodológica importante no processo de formação acadêmica de Enfermagem, pois o contato do discente com pacientes, profissionais e docente possibilita o desenvolvimento das competências profissionais do enfermeiro.