Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A importância da prática em campo durante a formação acadêmica de Enfermagem: um relato de experiência
Tayane Naraiane de Freitas, Katiusse Rezende Alves, Gabrielle Maria Silva Gomes, Caroline de Freitas Silva, Lara Lelis Dias, Aline Santana de Godoy, Laís Sousa da Silva, Marina Bueno Fraga

Última alteração: 2022-01-03

Resumo


Apresentação: No decorrer da graduação de Enfermagem o discente defronta-se com muitas teorias que necessitam ser relacionadas com a prática. As aulas em campo possuem o propósito de integrar e aperfeiçoar o conhecimento teórico adquirido nas disciplinas com as experiências em instituições de saúde, possibilitando o contato com casos e histórias reais. Objetiva-se relatar a experiência vivenciada por uma acadêmica de Enfermagem no âmbito hospitalar, durante as aulas práticas da disciplina de Habilidades em Enfermagem I da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desenvolvimento: Em razão da pandemia causada pelo Sars-CoV-2, a UFV proporcionou a continuidade ao ensino de maneira remota, dessa forma, a disciplina Habilidades em Enfermagem I teve a sua parte teórica desmembrada da prática. Com o retorno das atividades letivas de forma híbrida, no início do mês de novembro de 2021, pôde-se realizar as aulas em campo na ala masculina de um hospital de ensino. Foi possível conhecer a infraestrutura local e ter uma aproximação com um ambiente de exercício profissional. As aulas práticas contaram com o acompanhamento constante de um docente e o objetivo era realizar as duas primeiras etapas do Processo de Enfermagem, compreendendo a coleta de dados e o diagnóstico de enfermagem. Ao final de cada aula de campo, a docente e os demais discentes se reuniam em grupo para discutir os casos clínicos, visando correlacionar os dados coletados na anamnese e no exame físico com as condições clínicas apresentadas pelos pacientes e com os diagnósticos de Enfermagem. Ademais, o grupo abordava os cuidados singulares a cada caso e eram feitos os registros necessários. Resultados: A Enfermagem é uma profissão que demanda do profissional enfermeiro o desenvolvimento de competências no que se refere ao conhecimento científico, à habilidades teórico-práticas e à atitudes profissionais éticas. A integração entre teoria e prática, mostra-se fundamental para a aquisição e aprimoramento de tais competências. Desse modo, no decorrer das aulas práticas da disciplina, foi possível desenvolver o pensamento crítico e o julgamento clínico, a postura ético-profissional, bem como habilidades práticas necessárias às duas primeiras etapas do processo de Enfermagem e o vínculo entre acadêmico, cliente e equipe de Enfermagem da unidade hospitalar. Ainda, a presença do docente assegurou o esclarecimento de dúvidas, fortaleceu a autonomia dos alunos e possibilitou o estabelecimento de relações dialógicas entre ensino e aprendizagem. Além disso, a discussão dos casos clínicos em grupo possibilitou o compartilhamento de experiências e de conhecimento. Considerações finais: Fica evidente, portanto, que a prática em campo é uma ferramenta metodológica importante no processo de formação acadêmica de Enfermagem, pois o contato do discente com pacientes, profissionais e docente possibilita o desenvolvimento das competências profissionais do enfermeiro.