Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-01-18
Resumo
Introdução: Atualmente o uso das tecnologias de informação e comunicação na educação e na saúde tem se revelado como algo indispensável no processo de ensino, aprendizagem e cuidado, por isso, a utilização de podcast - uma tecnologia de áudio -, pode ser entendido como mais uma ferramenta a ser utilizada em contexto de saúde, que possibilita a educação em saúde, com a ampliação do diálogo, discussão de diversos temas e estratégias de potencialização da formação em saúde. O “RizomaCast” é um podcast criado pelo Projeto de Extensão “Cuidar Rizomático: criação de multiplicidade na Atenção Primária à Saúde”, da Universidade Federal do Espírito Santo, que se constitui como um espaço de debate sobre a produção do cuidado em saúde sob a perspectiva da integralidade e do desejo (tanto do usuário, do profissional e da equipe do projeto) enquanto forma de produção em saúde. Objetivo: relatar a experiência de discentes da área da saúde sobre a criação de um podcast para discutir o cuidado em saúde sob vários olhares. Desenvolvimento: Para a produção dos episódios, a equipe – formada pelos discentes de Terapia Ocupacional, Medicina, Educação Física e Enfermagem -, trabalha na definição das temáticas, realização de convites, apresentação, elaboração de roteiros, edição, publicização e divulgação dos episódios. Resultados: Atualmente, o projeto vem produzindo episódios e divulgando nas plataformas “Spotify”, “Youtube” e “Instagram”. A experiência tem ampliado o diálogo entre discentes de diversos cursos, fortalecido a reflexão sobre o cuidado em saúde com olhar sob diversas perspectivas e produzido elementos constitutivos do trabalho coletivo em saúde. Considerações finais: Acredita-se que a produção do podcast, além de levar um bate-papo descontraído para profissionais de saúde e comunidade sobre diversos assuntos, como “Arte e Saúde Coletiva” e “Gordofobia nos serviços de saúde”, tem produzido reflexões importantes entre os discentes e potencializado a formação em saúde na perspectiva da interprofissionalidade.