Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE: VIVÊNCIAS COLETIVAS (RE)CRIANDO POSSIBILIDADES DE EXISTÊNCIA
Michele Neves Meneses, Olímpio Olímpio Butierres Oliveira, Margarette Margarette Paz Cavalheiro, Alesandra Martins da Silveira, Thais Wanglon Martins, Eliana Freitas Pereira, Samuel Sandim Trindade, Cristianne Maria Famer Rocha

Última alteração: 2021-12-28

Resumo


Apresentação: O Movimento Popular de Saúde (MOPS) do município do Rio Grande vem desenvolvendo ações e atividades formativas e de Comunicação Popular em Saúde, por meio da virtualidade, durante a pandemia, envolvendo lideranças sociais, comunitárias e populares. Objetivo: Compreender e compartilhar a experiência do MOPS com atividades educativas, de forma virtual, durante a pandemia da COVID-19. A metodologia utilizada é a sistematização de experiências, segundo Oscar Jara, do Movimento Popular de Saúde a partir das ações de Educação Popular em Saúde desenvolvidas no extremo sul Rio Grande do Sul, no ano de 2021. Resultados: A pandemia da Covid-19 obrigou os movimentos populares a usarem outras estratégias de presencialidade, em função das medidas de distanciamento social para a diminuição da transmissibilidade do coronavírus. A virtualidade propiciou momentos significativos de vivências coletivas que reverberaram a potência das atividades que visavam a compreensão crítica da realidade, sobretudo, no diálogo sobre a pandemia/sindemia, fortalecimento das medidas de prevenção e promoção da saúde. Além disso, as atividades, possibilitaram a realização dos encontros, mesmo que online, produzindo novas formas de presencialidade e possibilitaram espaços de cuidado compartilhado entre os participantes, partilhas de momentos com reflexões e esperançar. Dessa maneira, compreende-se que as ações coletivas e educativas que têm por referência a educação popular freireana são estratégias importantes de re-existir, sobretudo na sociedade capitalista neoliberal com supressão constante de direitos humanos. Considerações finais: O MOPS comprometido, comunitariamente e socialmente, estimulou a partir, da educação popular, a reconstrução de possibilidades a partir de uma dimensão de solidariedade, no sentido de construir com as outras pessoas o viver cotidiano, sobretudo durante a pandemia. A Educação Popular em Saúde constitui-se em uma ferramenta estratégica de apoio aos processos de redução das desigualdades regionais e das iniquidades sociais, além de fortalecer as construções em prol das diversidades culturais e das possibilidades de estar e ser no mundo. Potencializou, ainda, o caminhar coletivamente, reconhecendo territórios e práticas de subjetivação dos sujeitos, denunciando, anunciando e (re)criando possibilidades de existência, de ser coletivo e viver em sociedade, em busca de potencializar as pluralidades que objetivam a defesa da vida.